PUBLICIDADE
13
Nov

Depois do Enem, feras agora de olho no seriado da UPE

13 / Nov
Publicado por Margarida Azevedo às 10:50

Fera de direito,  Renan fará o SSA da UPE. Mas depois do Enem, ele pensa em descansar. Foto: Leo Motta / JC Imagem

O término da maratona de cinco provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não significa descanso para 10.520 estudantes pernambucanos. Eles terão ainda um compromisso importante na próxima semana: a terceira e última etapa do Sistema Seriado de Avaliação (SSA), da Universidade de Pernambuco (UPE), com provas nos dias 19 e 20. Vão concorrer a 1.730 vagas em 54 cursos.

Para quem participou apenas do Enem, a expectativa é pela divulgação das notas, o que só acontecerá ano que vem, no dia 19 de janeiro, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). É nesta data que o órgão liberará o resultado individual dos estudantes.

A previsão é que na semana seguinte comecem as inscrições para o Sistema Seriado de Avaliação (Sisu), processo que preenche vagas de graduações em mais de 130 universidades públicas. “O cronograma do Sisu será divulgado oportunamente. Não deve haver novidade nas regras do sistema”, destacou o ministro da Educação, Mendonça Filho.

Os gabaritos do Enem serão divulgados quinta-feira (16). Em outros anos, ocorreu três dias após o último dia da avaliação. Mas quarta-feira é feriado, dia da Proclamação da República. Devido à Teoria de Resposta ao Item (TRI), metodologia adotada no exame, não dá para o vestibulando calcular sua nota baseado na quantidade de questões que acertou. Pela TRI, a pontuação de cada quesito é definida de acordo com a quantidade de candidatos que a acertaram.

A presidente do Inep, Maria Ines Fini, afirmou que as redações começaram a ser digitalizadas. A prova foi aplicada no primeiro dia do Enem. As identificações de todas as redações foram retiradas antes de serem enviadas aos mais de nove mil professores que farão as correções. Os cartões-resposta também são digitalizados antes da correção.

“Estou aliviado e tranquilo. Sei que me preparei bem para o Enem. Farei o SSA, da UPE, no próximo domingo e na segunda-feira. Mas a partir da terça não vou mais estudar, estou pronto”, afirmou Renan Nogueira, 17 anos, aluno do Colégio Santa Maria e candidato a uma vaga no curso de direito da UFPE e da UPE.


Veja também