PUBLICIDADE
14
Nov

Questão do Enem 2017, na prova de ciências da natureza, é semelhante a uma resolvida antes por professor

14 / Nov
Publicado por Margarida Azevedo às 12:38

No lado esquerdo, a prova amarela do Enem. Do lado direito, a ficha do professor Francisco Coutinho. As semelhanças estão assinaladas

Uma questão da prova de ciências da natureza do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), aplicada domingo passado, é idêntica a de uma ficha elaborada por um professor de cursinho pré-vestibular do Recife. A semelhança é na questão 116 do Enem da prova amarela, e aborda termoquímica e Lei de Hess.

O quesito apresenta as mesmas equações termoquímicas da ficha feita pelo professor de química Francisco Coutinho. A resposta correta do problema, -17, também é a mesma no Enem e na ficha. O enunciado é diferente. A semelhança confirma que não há questões inéditas no Enem.

Os alunos do professor Francisco Coutinho ficaram surpresos quando perceberam a semelhança no Enem.  Na quarta-feira, cinco dias antes do exame, eles receberam uma ficha de revisão de química no cursinho pré-vestibular onde estudam, na Boa Vista, área central do Recife. Lá consta a mesma questão.

“Montei a ficha na terça-feira. Tenho um banco de questões. Também pego outras pela internet. Fiquei surpreso quando meus alunos mostraram que caiu um quesito no Enem muito parecido com a ficha. Significa que as do Enem não são inéditas”, destaca Francisco Coutinho, que também ensina em duas escolas particulares em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife.

“Fico feliz em ter acertado uma questão do Enem. É um trabalho de dedicação, fazendo o melhor para que meus alunos estejam bem preparados”, ressalta o professor.

 

 


Veja também