17
mar

A camaleônica Scarlett Johansson volta ao cinema em personagem indestrutível

17 / mar
Publicado por Ernesto Barros às 16:16

major1
Scarlett Johansson é a Major em A Vigilante do Amanhã: Ghost in the Shell. Foto: Paramount Pictures/Divulgação

A atriz americana Scarlett Johansson é baixinha. Ela tem 1,60m. No cinema existem duas instâncias que transformam as baixinhas – ou baixinhos – em gigantes. A principal é a fotogenia. Aquela coisa que ninguém sabe explicar porque uma pessoa fotografa bem e outra não. Depois, claro, vêem as lentes. Com a lenta certa e o ângulo correto da câmera você faz de um grão de feijão uma abóbora – ou algo bem maior, se você quiser.

ela
Scarlett Johansson faz a voz de Samantha, o sistema operacional de um computador, em Ela.

Além de fotogênica e amada pelas câmeras, Scarlett tem muitos outros atributos. O principal é a… voz! Você estava pensando que era o quê? A voz dela já foi protagonista de um filme!! Samantha era a voz de um sistema operacional. E Scarlett também canta. E não canta pouco, não. Quem sem se atreveria a gravar um disco de canções de Tom Waits se não cantasse muito?

mocacombrinco
Scarlett Johansson como Griet, em A Moça com Brincos de Pérola

O rosto dela também é perfeito. Tão perfeito que a chamaram para ser a encarnação de Griet, a moça dos brincos de pérola do pintor flamengo Johannes Vermeer. Scarlett não é dona de uma beleza nova – ela carrega algo de secular e atemporal, como aquela personagem alienígena de Sob a Pele. A fêmea.

major2
Scarlett Johansson é a Major em A Vigilante do Amanhã: Ghost in the Shell. Foto: Paramount Pictures/Divulgação

Daqui a duas semanas Scarlett vai acrescentar mais um personagem ímpar à sua já impressionante galeria de gente deste e de outros mundos. Em A Vigilante do Amanhã: Ghost in the Shell, ela será a Major Motoko Kusanagi, a ciborgue mais famosa dos mangás. Ela tem o corpo reconstruído com uma prótese que a torna sobre-humana. Ser o protótipo da raça humana também não é novidade para ela.

Lembram-se de Lucy?

lucy
Scarlett Johansson em Lucy

Além de todos os personagens que ela já viveu, não devemos esquecer de Natasha Romanoff, ou seja, da Viúva Negra. Mas não pense que Scarlett só se contenta com esses seres extraordinários, ela é muito mais ambiciosa: adora fazer babás, jornalistas, veterinárias, falsárias e até atrizes!

viuva
Scarlett Johansson como Natasha Romanoff, ou seja, a Viúva Negra. Paramount Pictures/Divulgação

Ah, só para a gente não esquecer: ela já foi três vezes musa de Woody Allen!!!


Veja também