05
abr

Crítica: Um Lugar Silencioso, de John Krasinski

05 / abr
Publicado por Ernesto Barros às 19:20

Se você é daqueles espectadores que acreditam que ir ao cinema é um ritual tão sério quanto ir à Igreja, então se prepare com todos os aparatos do respeito para assistir à uma obra plena de sutileza e sensibilidade, na qual o medo e o terror são as suas molas mestras. O filme chama-se Um […]

VER MAIS
05
abr

Crítica: Arábia, de Affonso Uchôa e João Dumans

05 / abr
Publicado por Ernesto Barros às 18:40

O cinema é uma arte impura. Desde o seu nascimento pediu emprestado nacos de outras artes para ganhar autonomia. Ainda assim, até hoje os teóricos procuram sinais de especificidades, embora sua constituição denote débitos com a literatura, a música, a pintura e o teatro, principalmente. Às vezes, alguns cineastas parecem fazer um certo tipo de […]

VER MAIS
05
abr

Crítica: Deixe a Luz do Sol Entrar, de Claire Denis

05 / abr
Publicado por Ernesto Barros às 15:58

O poder de uma estrela de cinema é medido quando os filmes protagonizados por ela são exibidos em todos os cantos do mundo, sejam eles bons ou ruins. Tem sido assim com a carreira da atriz francesa Juliette Binoche, que completou 54 anos há menos de um mês (dia 9 de março). No ano passado, […]

VER MAIS
28
mar

Crítica: Jogador Nº 1, de Steven Spielberg

28 / mar
Publicado por Ernesto Barros às 12:46

Nos últimos três anos o cineasta americano Steven Spielberg, 72 anos, dirigiu quatro longas-metragens (mais dois estão em pré-produção). Para 2020, anunciou que vai realizar a quinta aventura de Indiana Jones. Depois de The Post – A Guerra Secreta, lançado em janeiro, Spielberg já está de volta com a ficção científica Jogador Nº1, que estreia […]

VER MAIS
20
mar

Crítica: Western, de Valeska Grisebach

20 / mar
Publicado por Ernesto Barros às 4:54

No momento em que os discursos de gênero chegam a uma tensão tal que as ideias de lugar e pertencimento são excludentes – pelo menos na teoria, com cada qual falando do que se acha dono –, é extremamente salutar ver que, na prática, a história é outra. Um bom exemplo é o surgimento de […]

VER MAIS