10
abr

Chocolates do bem garantem Páscoa feliz para a garotada

10 / abr
Publicado por Amanda Tavares às 21:32

Para as crianças, por mais que ensinemos (e que elas entendam muito bem!) todo o significado religioso da Semana Santa, o chocolate sempre será o motivo da ansiedade para que o domingo de Páscoa chegue logo. Mas, para que o período não vire, para os pais, uma época de desespero por temer que as crianças consumam muito açúcar e gordura, a solução é optar pelas versões mais saudáveis ou  produzir os ovos de chocolate em casa, o que pode garantir uma farra ainda maior na cozinha.

Quem dá as dicas é a nutricionista e pedagoga Fabiana Pedrosa,  responsável pela alimentação da criançada no Colégio Motivo. “O ideal seria consumir o chocolate que tem 100% de cacau, ou o mais próximo possível disso”, orienta.

Foto: divulgação.
Irmãos Arthur (esq.) e Bernardo consomem os chocolates do bem, com menos gordura e açúcar. Foto: divulgação.

Nem toda criança, porém, está disposta a comer chocolates muito amargos. Por isso os familiares optam pela negociação e todo mundo sai ganhando. É assim que funciona na casa da empresária Fabiana Farias. Proprietária de uma loja de produtos saudáveis, a Organno, a mãe procura influenciar os dois filhos, Arthur e Bernardo, de 7 e 4 anos, a consumirem chocolates com menor teor de gordura e açúcar . “O mais novo tem alergia à proteína do leite, por isso não come qualquer tipo de chocolate. Já Arthur, apesar de não ter restrições, é muito consciente e não exagera no doce”, conta a mãe, que prefere oferecer aos pequenos as opções com 70% de cacau.

 

>>> LEIA TAMBÉM: Shoppings oferecem brincadeiras para crianças entrarem em clima de Páscoa

 

Para Fabiana Pedrosa, conseguir convencer a criançada não é difícil, mas exige, porém, incentivo e persistência por parte dos adultos. A nutricionista dá o exemplo da cantina da escola onde trabalha. “Oferecemos doces como bombom de cacau, brigadeiro de macaxeira, docinho de cenoura e muffin de beterraba com cacau, que são bem aceitos”, diz. O importante, no período de Páscoa, é escolher o ovo ideal e aproveitar a ocasião sem exageros. A nutricionista sugere a alfarroba como substituta do cacau, já que os sabores são parecidos e a alfarroba é mais doce e ainda é rica em vitaminas e minerais.

 

RECEITA

 

Ovo de alfarroba (pela nutricionista Fabiana Pedrosa)

Ingrediente:

  • 100g de alfarroba*

 

Modo de preparo: 

Fotos: divulgação.
1. Corte a alfarroba em pedaços pequenos. Fotos: divulgação

 

chocolate-3
2. Coloque numa vasilha de vidro e derreta em banho-maria, mexendo sem parar

 

chocolate-4
3. Espere esfriar um pouco e preencha as forminhas (sugestão de forma de ovinhos de Páscoa pequenos, em acetato com molde de silicone)

 

Dica: para retirar o ar e assentar a alfarroba derretida, dê leves batidinhas com o fundo da forma em uma superfície lisa. Leve à geladeira por três ou quatro horas.

 

chocolate-5
4. Para saber se está bom, é só testar se solta facilmente da forma

 

chocolate-6
5. Desinforme, cubra com papel alumínio e embrulhe com papel celofane, fechando com duas fitinhas coloridas

*rende seis ovinhos


Veja também