12
dez

Escolinha de Música do Galo da Madrugada oferece aulas gratuitas para crianças

12 / dez
Publicado por Amanda Tavares às 15:57

Artur José Gonçalves, 14 anos, herdou do pai o gosto pela música popular. À medida em que crescia, foi despertando a curiosidade pelos instrumentos, mas foi há um mês, num projeto social que participa no bairro onde mora, Areias, Zona Oeste do Recife, que o garoto recebeu um convite que mudou a sua rotina e aumentou o seu gosto pelo mundo da música.

Artur foi matriculado na escolinha de música do Galo da Madrugada, projeto social mantido pelo clube de máscaras que tem o objetivo de dar oportunidade a crianças de comunidades carentes, para que possam aprender a tocar instrumentos e até seguir carreira artística. As aulas são gratuitas e, para se matricular, basta ter entre oito e 15 anos e ser estudante de uma escola regular (ensino fundamental ou médio).

Alguns alunos passam a fazer parte da Orquestra Mirim e tocam em eventos do Galo da Madrugada. Foto: divulgação

Depois de algumas semanas de aulas teóricas, Artur passou por uma sondagem e foi encaminhado para aprender a tocar trompete. Já arrisca várias notas e diz que tão cedo deixará de aprender. “Gosto das aulas e vou me esforçar muito. Quero ser músico profissional”, almeja.

A escolinha de música do Galo existe desde 2011. Atende crianças de diversos bairros do Recife e Região Metropolitana. Idealizada pelo presidente da agremiação, Rômulo Meneses e pelo o maestro Lima Neto, que hoje coordena o espaço junto com o filho, o músico e professor Jorge Lima, a unidade conta com 25 alunos e está com matrículas abertas.

São oferecidos os cursos de iniciação musical, teclado, bateria, percussão, saxofone, trompete, trombone, violão, guitarra e contrabaixo. “As aulas são ministradas às terças e quintas-feiras à tarde, mas, caso a demanda aumente, também estamos dispostos a ampliar os horários”, garante Jorge Lima.

O estudante Décio Rocha, 15 anos, sempre gostou de música e foi incentivado pela família a tocar algum instrumento. Tanto que ganhou de presente, do avô, um violão, o que despertou ainda mais a curiosidade do garoto, “arranhando” algumas canções. Mas o que Décio queria mesmo era aprender de verdade. Foi quando os amigos apresentaram a ele a escolinha de música do Galo da Madrugada.

Há oito meses o estudante começou a frequentar o espaço. Foram quatro meses de teoria (iniciação musical) para poder começar as aulas práticas. “Além de aprender violão, conheci muita gente na escola. E já tive a oportunidade de me apresentar profissionalmente, com a Orquestra Mirim do Galo da Madrugada, na festa do Forrozão do Galo”, comemora.

A Escolinha de Música do Galo fica na Rua da Concórdia, nº  736, bairro de São José, Recife. Informações: 3225-0138

 

 


Veja também