13
jun

Brincantes do Palavra Cantada trazem show inédito de São João para o Recife

13 / jun
Publicado por Amanda Tavares às 16:59

No próximo sábado (16), às 10h, no Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro, Zona Oeste do Recife, os brincantes do grupo musical Palavra Cantada farão um show especial de São João para a criançada – e para os adultos também, já que o grupo é conhecido por agradar não somente as crianças. O evento é gratuito e aberto ao público. Antes da apresentação, a partir das 9h, várias brincadeiras serão realizadas.

Músicos do Palavra Cantada prometem muita interatividade no show do Recife. Foto: Felipe Bezerra / miraimidia.com

O show, inédito, é a culminância de uma etapa do projeto Brincadeiras Musicais, realizado pelo Palavra Cantada em vários estados do Brasil e adotado pela Prefeitura do Recife. Anualmente, alunos e professores da rede municipal recebem um kit com livro, CD e DVD para serem utilizados nas aulas. O projeto funciona na capital pernambucana desde 2015.

Em parceria com a Secretaria de Educação, o Compaz adotou a ideia e, nas duas unidades (Cordeiro e Alto Santa Terezinha), no curso Musitec, o material também é utilizado.

Os professores que participam do projeto são capacitados com frequência, de forma virtual ou pessoalmente. Esta semana, dois brincantes, Júlia Pittier e Daniel Ayres, realizaram oficinas no Compaz Ariano Suassuna. Todos os participantes foram convidados para a festa de sábado, além de frequentadores do Compaz e população em geral. “Preparamos uma aula-espetáculo, com muita interatividade e brincadeiras. No repertório, traremos canções do Palavra Cantada e clássicos dos festejos juninos”, adiantou Júlia, que comandará a festa junto com os outros brincantes e músicos Daniel, Ed e Marina Pittier.

APRENDIZADO

Professora da rede municipal do Recife há 21 anos, Tânia Alves nunca havia utilizado o material do projeto em sala de aula. “Sempre tive interesse e, agora que tive a oportunidade de participar da oficina, saí cheia de ideias. A música serve não somente para o aprendizado e entretenimento das crianças, pode ser um elo para atrair os pais para a escola”, declarou.

A diretora da Unidade de Tecnologia e Cidadania (Utec) do Compaz Cordeiro, Fabiana Barboza, explica que os cursos acontecem na unidade a cada semestre. No ano passado, a culminância foi com a cantata de Natal. Agora, com o Palavra Cantada. Participam crianças de 6 a 12 anos, que são estimuladas a usar a tecnologia de uma forma benéfica.

“É muito comum o uso de materiais tecnológicos por crianças hoje em dia, porém não se pode ficar limitado somente a isso.  As crianças precisam de orientação para não usarem os recursos de forma exagerada ou prejudicial. Por isso trabalhamos com duas vertentes: brincadeiras com o corpo e brincadeiras que necessitam da utilização de tecnologia”, explica.

Os alunos também são incentivados a interagir uns com os outros e a discutirem temas como acessibilidade, garantia de direitos e identidade cultural, todos ligados à cultura de paz. “A tecnologia traz recursos para a vivência coletiva, mas não pode ser o centro de tudo. Utilizando dessa forma o material do projeto musical, conseguimos ensinar as crianças a respeitarem o espaço do outro e enxergamos benefícios como a diminuição do bullying”, argumenta.

MATERIAL

Brincadeiras Musicais é um material pedagógico desenvolvido em 2009, pelos criadores do Palavra Cantada, Sandra Peres e Paulo Tatit, e também pelos brincantes Júlia Pittier, Estevão Marques (hoje substituído por Ed), Marina Pittier e Daniel Ayres.

A coleção tem nove volumes destinados a crianças de 2 a 10 anos. Cada um deles conta com um CD e um DVD, que trazem canções e brincadeiras. O kit inclui ainda os livros do aluno e do professor.

“Os professores sempre utilizaram o material da Palavra Cantada em sala, mas, em 2011, com a lei que exige ensino de música nas escolas, a demanda aumentou e passamos a fechar parcerias com vários municípios. Sempre que vamos ao encontro dos professores, temos um retorno muito positivo. Eles alegam que saem com muitas boas ideias para aplicação em sala de aula”, afirma Júlia Pittier.

SERVIÇO

São João do Compaz – Show com os brincantes do Palavra Cantada
Dia 16/6 (sábado), às 10h, no Compaz Ariano Suassuna (Av. Eng. Abdias de Carvalho, s/n – Cordeiro, Recife)
Entrada: gratuita (Não é necessário ingresso para acesso ao show, apenas para interessados em participar de sorteio de kits do Palavra Cantada. Essas pessoas podem pegar ingressos até a sexta-feira (15), no Compaz Cordeiro).


Veja também