27
fev

Carteira de estudante agora pela internet

Publicado por Roberta Soares às 16:27

Os estudantes da Região Metropolitana do Recife, matriculados na rede de educação infantil,  nos ensinos fundamental, médio, profissionalizante e pré-vestibular, já podem solicitar sua carteira de estudante 2012 pelo site do Grande Recife Consórcio de Transporte (www.granderecife.pe.gov.br). A  requisição online, intitulada de Carteira Fácil, é um novo sistema criado para facilitar o acesso dos estudantes aos formulários e agilizar o processo de produção dos documentos, que até o ano passado  erafeito de forma manual. Com isso, o Estado diz que haverá uma economia de tempo e diminuição de burocracia na emissão. Em 2011, cerca de 395 mil carteiras foram solicitadas.

Para ter acesso ao sistema Carteira Fácil, basta que o aluno esteja matriculado em qualquer escola secundarista, cadastrada no Grande Recife, localizada em um dos 14 municípios da RMR. O estudante deverá entrar no site do Grande Recife e clicar no espaço “Carteira Fácil”, que dará acesso ao link  “Acesso para o Estudante”. Nesta página, o aluno digitará o seu nome completo, nome da mãe e data de nascimento. Caso seu cadastro esteja correto ele visualizará as informações que constarão na carteira, além de conferir a foto que também seguirá anexada no sistema.

Em seguida, o sistema irá gerar um boleto bancário, que poderá ser impresso pelo próprio aluno, a ser pago na Caixa Econômica Federal (rede lotérica, internet, auto atendimento e correspondente Caixa Aqui). Após o pagamento, o Grande Recife solicita automaticamente a produção da carteira, que ficará pronta em até 30 dias corridos, à disposição das escolas na Gerência Comercial do Grande Recife, na Av. Agamenon Magalhães, 143, no Derby, área central da capital.