06
jul

Obesos livres das apertadas catracas dos ônibus em PE

Publicado por Roberta Soares às 17:02

Pessoas obesas ganharam um reforço para não serem obrigadas a passar nas estreitas e apertadas catracas dos ônibus que circulam na Região Metropolitana do Recife e nos coletivos que operam as linhas intermunicipais. A Lei 14.720, sancionada nesta quinta-feira (4/7) pelo governador Eduardo Campos, liberou os gordinhos desse constrangimento.

A lei prevê que os passageiros obesos só precisam informar ao motorista que não querem passar pela catraca – cada vez mais apertadas, diga-se de passagem. Eles devem subir no coletivo, pagar a passagem ao cobrador e girar o bloqueio. As empresas de ônibus que se negarem a liberar os obesos poderão ser multadas.

A multa varia de R$ 1 mil a R$ 100 mil, atualizada anualmente pelo IPCA. A regra vale também para o embarque e desembarque em terminais de ônibus ou integrados com o metrô. Portaria de 2007, número 134, do Grande Recife Consórcio de Transporte já previa a mesma liberação, autorizando a permanência dos obesos na parte dianteira dos coletivos. Mas lei é lei. Tem mais peso do que portaria.