20
Feb

Terminais integrados mais perto de entrar em operação

20 / Feb
Publicado por Roberta Soares às 9:00

 

TI Prazeres, em Jaboatão, é o único com data certa de operação: 27 de fevereiro. Fotos: Ricardo Labastier/JC Imagem
TI Prazeres, em Jaboatão, é o único com data certa de operação: 27 de fevereiro. Fotos: Ricardo Labastier/JC Imagem

 

Juntos, os Terminais Integrados de Joana Bezerra, Prazeres e Abreu e Lima, na Região Metropolitana do Recife, somam dez anos de atrasos, quase 100 mil passageiros privados de um pouco mais de conforto e facilidades, além do mau uso de R$ 31,5 milhões em recursos públicos. Mas nem tudo são más notícias. O governo do Estado garante que a espera está perto de acabar e promete: O TI de Prazeres entrará em operação no próximo dia 27 e os TIs de Joana Bezerra e Abreu e Lima no mês de abril.

A notícia chega em boa hora porque as três unidades são elefantes brancos parados, que já começam a se deteriorar pelo longo tempo de espera. Estão praticamente prontas – no máximo, faltando pequenos ajustes – há mais de um ano, sem que a população possa fazer uso. Juntas, são edificações que totalizam 15 mil metros quadrados e que, ao entrar em operação, vão ampliar a infraestrutura do Sistema de Transporte de Passageiros (STPP), beneficiando não só passageiros, mas também operadores.

Desde que essa gestão assumiu temos feito um esforço enorme para retomar a conclusão das obras. Conseguimos com o TI Prazeres”,

Dagoberto Lira, da Secretaria das Cidades

Vão retirar o passageiro de ambientes quase desumanos – como é o caso do que o governo insiste em chamar de Terminal Integrado de Joana Bezerra – e/ou oferecendo mais opções de integrações com o metrô (TI Prazeres) e o sistema BRT (Bus Rapid Transit), caso do TI Abreu e Lima. A garantia é da Secretaria das Cidades de Pernambuco, que desde o início de 2015, quando a nova gestão assumiu, vem tentando driblar o atraso nos repasses federais e a falta de recursos para retomar os contratos com as construtoras.

 

TI Joana Bezerra está pronto, mas se degradando
TI Joana Bezerra está pronto, mas se degradando

 

O TI de Prazeres, localizado ao lado da estação Prazeres do metrô, em Jaboatão dos Guararapes, e o que tem previsão mais certa de inauguração, já foi concluído e entregue ao Grande Recife Consórcio de Transporte para que seja finalizada a operação dos coletivos. A previsão é de que no dia 27 de fevereiro comece a operar com apenas duas linhas já existentes no sistema, que integrarão com a Linha Sul do metrô, e, no futuro, outras duas linhas sejam criadas. Mas até isso virar realidade, foram quatro anos com as obras se arrastando, um deles com os trabalhos paralisados e R$ 4,4 milhões investidos numa unidade pequena, que atenderá apenas oito mil passageiros por dia.

“Desde que essa gestão assumiu temos feito um esforço enorme para retomar a conclusão das obras. Conseguimos com o TI Prazeres, onde falta apenas detalhes de arborização. O Consórcio Grande Recife já está acertando com a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes os detalhes de circulação dos coletivos”, explica o secretário executivo de projetos especiais da Secretaria das Cidades, Dagoberto Lira.

É urgente que iniciem a operação do novo Terminal Joana Bezerra porque as condições do que está em operação hoje são as piores possíveis. Só sabe o que é pegar ônibus ali quem vai todo dia. É um monte de paradas emparelhadas que não protegem sequer da chuva. O lugar fede e não há segurança”,

Maria Aparecida da Silva, passageira

 

TI Joana Bezerra é o mais esperado, mas previsão é só abril
TI Joana Bezerra é o mais esperado, mas previsão é só abril

O TI Joana Bezerra é um caso emblemático e, olhando pela lógica do Sistema Estrutural Integrado (SEI) – a integração do transporte da RMR –, extremamente urgente. O terminal funciona como alicerce nas integrações entre as Zonas Norte, Sul e Oeste do Grande Recife por estar localizado na área central da capital e interligando as linhas Centro e Sul do metrô. Foi o primeiro dos três a ser erguido, ainda em 2011, após mais de dez anos de promessas. “É urgente que iniciem a operação desse terminal porque as condições do que está em operação hoje são as piores possíveis. Só sabe o que é pegar ônibus ali quem vai todo dia. É um monte de paradas emparelhadas que não protegem sequer da chuva. O lugar fede e não há segurança”, reclama a empregada doméstica Maria Aparecida da Silva, que todos os dias passa pela estação.

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O TI, entretanto, também teve as obras paralisadas e, agora, que está concluído, começa a se degradar. O mato está por toda parte no gradil e até o ano passado funcionava como playground das crianças do Coque e ponto de consumo de drogas na região. “O terminal está pronto, mas a CTTU (Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife) exigiu a implantação de uma alça ligando o TI à Avenida Central, que circunda a unidade, para facilitar a circulação dos ônibus comuns e do BRT. Por isso o prazo de abril para o início da operação”, explica Dagoberto Lira.

TI Abreu e Lima faz parte do sistema de BRT e está quase pronto há mais de um ano
TI Abreu e Lima faz parte do sistema de BRT e está quase pronto há mais de um ano

 

O TI é o que deverá beneficiar mais passageiros: 67 mil por dia, com 14 linhas de ônibus. Atualmente, atende a 40 mil usuários em dez linhas. A promessa era que entraria em operação conectando os Corredores de BRT Norte-Sul e Leste-Oeste, mas não será possível. Segundo explicou o Consórcio Grande Recife, o BRT só passará a operar em um segundo momento, depois de estudos. A linha Camaragibe/Derby, do Corredor Leste-Oeste, será prolongada.

Por último, vem o TI de Abreu e Lima, praticamente pronto há mais de um ano. Sendo concluído em abril, como prometido, irá atender a 21 mil passageiros e conectar a região Norte do Grande Recife com as zonas Oeste e Sul. Vale lembrar que a obra se arrasta há quatro anos e deveria ter sido finalizada ainda para a Copa do Mundo.


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