06
dez

Pulseira, relógio, chaveiro e cartão de débito para pagar a passagem. Que tal?

06 / dez
Publicado por Roberta Soares às 10:00

 

Pagar a passagem no transporte com dinheiro já é coisa do passado há muitoooooo tempo. Agora, pagar passagem com cartão eletrônico simples, que tem apenas essa função, também está virando prática ultrapassada. A fila anda e a tecnologia está aí para mostrar que ela pode andar muito, muito rápido. Durante o 17º Etransport e a 11ª Fetransrio, realizados na semana passada no Rio de Janeiro, a RioCard apresentou novos produtos – ainda em teste, vale ressaltar – que permitem o pagamento de forma prática e moderna da passagem. Um relógio, uma pulseira, um chaveiro e um cartão pré-pago que combina as funcionalidades de pagamento em débito e transporte público são as novidades.

 

 

O cartão RioCard Duo, como foi batizado o pré-pago – uma parceria com a Visa -, possui dois chips para armazenar, separadamente, os valores destinados às funções transporte e compras. Na função transporte, o cartão pode ser carregado em qualquer ponto do RioCard ou na web pelo Recarga Fácil. E na função compras (apenas em débito, vale ressaltar), recarrega pelo site www.riocardduo.com. Definiu o valor da recarga, é só pagar um boleto ou fazer um débito em conta. O RioCard Duo pode, inclusive, ser interessante para os pais de jovens que utilzam o transporte e precisam de dinheiro para gastos eventuais.  E também para empresas que queiram utilizar o cartão para depositar, além da passagem, salários, por exemplo.

 

Fotos: Roberta Soares
Fotos: Roberta Soares

 

A pulseira da RioCard  é ajustável, feita de borracha, à prova d´água, com um compartimento para o chip e também recarregável pela web. O chaveiro e o relógio têm a mesma funcionalidade. Basta aproximá-los de um terminal de pagamento e o pagamento da passagem é validado em segundos. As novas tecnologias começam a ser lançadas no mercado ainda este mês. O cartão RioCard Duo será o primeiro. Deve estar disponível à população nos próximos dias. Nos primeiros meses de 2017 devem ser lançados a pulseira e o chaveiro (que na verdade pode virar um adesivo e ser colado num celular, por exemplo). (Assista ao vídeo e veja como os produtos funcionam)

 


Veja também