19
abr

Nova rota de bikes será entregue neste domingo (23/4). Programe-se para pedalar!

19 / abr
Publicado por Roberta Soares às 17:09

Foto: Roberta Soares
Foto: Roberta Soares

 

A Secretaria de Turismo de Pernambuco entrega oficialmente à população neste domingo (23/4) a primeira etapa do Eixo Cicloviário Camilo Simões, que liga o Marco Zero, no Bairro do Recife, à Fábrica Tacaruna, localizada na Avenida Agamenon Magalhães, limite do Recife com Olinda. O equipamento compreende 5,1 quilômetros de extensão e é permanente, ou seja, vai funcionar diariamente, inclusive para quem usa a bicicleta para o trabalho. Estão sendo investidos R$ 2,4 milhões, recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), por meio do Prodetur. A inauguração será realizada às 10h, na Praça da República. Às 11h, haverá uma grande pedalada partindo da Praça da República até o cruzamento da Rua da Aurora com a Avenida Norte.

 

Depois de implantada, a infraestrutura cicloviária do trecho um atenderá parte das demandas apontadas pelo Plano Diretor Cicloviário da Região Metropolitana do Recife (PDC), criando um importante corredor cicloviário entre áreas bastante populosas da Zona Norte do Recife e o centro da cidade, garantindo, assim, mais segurança para os ciclistas”,

Felipe Carreras, secretário de Turismo

 

Segundo a Secretaria de Turismo, o Eixo Cicloviário está recebendo os ajustes finais, como implantação das placas de sinalização e dos gelos baianos, mas até domingo tudo estará finalizado. No total, o percurso compreende a Avenida Rio Branco, Ponte Maurício de Nassau, Avenida Martins de Barros, Praça da República, Ponte Princesa Isabel, Rua da Aurora, Avenida Prefeito Artur Lima Cavalcanti, Avenida Dr. Jayme da Fonte e pista local da Avenida Agamenon Magalhães. O segundo trecho do Eixo Cicloviário, que pretende chegar um dia a Igarassu, na Região Metropolitana do Recife, com 30 quilômetros, deverá ser anunciado pelo governo neste domingo. Essa etapa irá da Fábrica Tacaruna ao Varadouro, em Olinda.

 

 

A expectativa é de que 3,5 mil ciclistas utilizem o eixo diariamente para se deslocar, principalmente nas grandes avenidas. “Depois de implantada, a infraestrutura cicloviária do trecho um atenderá parte das demandas apontadas pelo Plano Diretor Cicloviário da Região Metropolitana do Recife (PDC), criando um importante corredor cicloviário entre áreas bastante populosas da Zona Norte do Recife e o centro da cidade, garantindo, assim, mais segurança para os ciclistas”, avaliou o secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras.

 

LEIA MAIS
Nova rota de bikes do Recife tem falhas, mas agrada
Nova rota de bicicletas do Recife terá mão inglesa. Atenção ciclistas!
Projetos que priorizam a bicicleta sob risco em Pernambuco. Infelizmente
Sistema BikePE está sucateado. Faltam bicicletas e falhas são cada vez mais frequentes
Turismo e CTTU voltam atrás e rota de bikes não terá mais mão inglesa

 

Após a finalização do trecho um, a Secretaria de Turismo de Pernambuco vai focar no trecho dois, com 2,35 km. Depois seguirá com as demais partes do projeto: trechos três (Varadouro até a Ciclovia existente na PE-15 – 1,71 km), quatro (ciclovia existente na PE-15 até a BR-101, na divisa entre Paulista e Abreu e Lima – 11 km) e cinco (BR-101, na divisa entre Paulista e Abreu e Lima, até Igarassu – 9,64 km).

Foto: Ricardo B Labastier/JC Imagem
Foto: Ricardo B Labastier/JC Imagem

 

Ao todo, o projeto atingirá os municípios do Recife, Olinda, Paulista, Abreu e Lima e Igarassu, totalizando 30,7 km de extensão. O destaque turístico ficará por conta dos Sítios Históricos do Recife, Olinda e Igarassu. O projeto beneficiará, aproximadamente, 1,6 milhão de moradores de cinco municípios da Região Metropolitana do Recife. Além do turismo local.

 

Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem

 


Veja também