13
jul

Recife terá duas novas rotas de bicicletas: em Jardim São Paulo e Santo Amaro

13 / jul
Publicado por Roberta Soares às 20:06

Futuro equipamento terá 1,4 quilômetro em cada sentido e se conectará com o Eixo Cicloviário Camilo Simões, na Rua da Aurora. Ilustração feita por Ronaldo Câmara/JC

A ciclomobilidade ganhou um novo gás no Recife e, mesmo que lentamente, vai ganhando espaço nas ruas da cidade. Nesta quinta-feira (13/7), o prefeito Geraldo Júlio anunciou a implantação de duas novas rotas para bicicletas que, juntas, representarão mais 4,7 quilômetros de ciclofaixas permanentes na área central e na Zona Oeste da capital. E a implantação é imediata. A Rota Jardim São Paulo será feita em agosto e a Rota Santo Amaro (Avenida Mário Melo e Rua dos Palmares) em setembro. Essa foi a promessa.

Conheça as novas bicicletas do projeto Bike PE

Elas foram pensadas com esse propósito, de ligação, de conexão. A Ciclofaixa de Jardim São Paulo irá até o bairro de San Martin, permitindo uma conexão com equipamentos que temos na região e compondo uma rede de aproximadamente 20 quilômetros. Já a Ciclofaixa de Santo Amaro, ao se conectar com o Eixo Cicloviário Camilo Simões, na Rua da Aurora, criará uma conexão de 8 quilômetros. Não pensamos em rotas isoladas”,

Taciana Ferreira, presidente da CTTU

Com as duas novas rotas, o Recife chegará a 51,4 quilômetros de malha ciclável. Em 2012, antes da atual gestão, eram 24,8 quilômetros. Entre 2013 e 2017, esse número aumentou para 46,73 quilômetros, incluindo rotas feitas pelo governo do Estado, como é o caso do Eixo Cicloviário Camilo Simões, que liga o Bairro do Recife ao limite da capital com a cidade de Olinda.

LEIA MAIS
O exemplo da ciclomobilidade que vem de Fortaleza
Projetos que priorizam a bicicleta sob risco em Pernambuco. Infelizmente
Governo de PE recria Escritório da Bicicleta para dar gás à ciclomobilidade
Nova rota de bikes será entregue neste domingo (23/4). Programe-se para pedalar!

Taciana Ferreira, presidente da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), órgão responsável por implantar as duas rotas, ponderou que, embora em extensão elas sejam pequenas – menos de 5 quilômetros –, haverá uma conexão com outros equipamentos da cidade, ampliando a capilaridade da malha.

Mais uma ilustração de Ronaldo Câmara/JC  mostra a futura ciclofaixa: unidirecional, ao lado do canteiro central da via

“Elas foram pensadas com esse propósito, de ligação, de conexão. A Ciclofaixa de Jardim São Paulo irá até o bairro de San Martin, permitindo uma conexão com equipamentos que temos na região e compondo uma rede de aproximadamente 20 quilômetros. Já a Ciclofaixa de Santo Amaro, ao se conectar com o Eixo Cicloviário Camilo Simões, na Rua da Aurora, criará uma conexão de 8 quilômetros. Não pensamos em rotas isoladas”, afirmou.

As duas rotas representarão um investimento de R$ 500 mil porque, segundo a CTTU, exigirão algumas pequenas obras físicas de adequação nas vias por onde passarão. A primeira a ser implantada, a Ciclofaixa Jardim São Paulo, vai conectar a Rota Tiradentes (mesmo sendo uma ciclorrota em quase toda sua extensão e totalmente apagada atualmente) até a Praça Jardim São Paulo, no bairro de mesmo nome, em um total de 1,9 quilômetro de extensão. A rota será bidirecional e terá início na Rua Comendador Franco Ferreira, seguindo pela Rua Professor Silvio da Cunha Santos, Avenida General San Martin, Avenida João Cabral de Melo Neto e Rua Senador Alberto Pasqualini (na Praça de Jardim São Paulo).

 

 

 

Segundo a CTTU, essa nova rota permitirá uma conexão com as ciclofaixas Antônio Curado e Inácio Monteiro, implantadas nos bairros do Engenho do Meio e Cordeiro, respectivamente. As três ciclofaixas serão ligadas ainda com a Rota Tiradentes (Estrada do Forte e Rua 21 de Abril) e com as ciclofaixas do Cavouco e Arquiteto Luiz Nunes (Lagoa do Araçá). Essa ligação permitirá conectar as Zonas Oeste e Sul do Recife e beneficiará dez bairros: Engenho do Meio, Cordeiro, Jardim São Paulo, Iputinga, Torrões, San Martin, Mangueira, Mustardinha, Afogados e Imbiribeira.

 

Jardim São Paulo terá uma ciclofaixa bidirecional com 1,9 quilômetro, que ligará o bairro a San Martin. Foto: Guga Matos/JC Imagem

Já a Ciclofaixa Santo Amaro será implantada na Avenida Mário Melo e na Rua dos Palmares, no bairro de Santo Amaro, área central da cidade. Será unidirecional, com uma faixa implantada no mesmo sentido de cada uma das pistas da Avenida Mário Melo e da Rua dos Palmares, ao lado do canteiro central. Cada sentido terá 1,4 quilômetro de extensão, totalizando 2,8 quilômetros. A rota terá início no cruzamento com a Rua da Aurora e terminará na Rua dos Palmares, próximo ao Hospital Oswaldo Cruz.

 


Veja também