11
out

Crise econômica tem feito o brasileiro andar mais a pé

11 / out
Publicado por Roberta Soares às 9:00

Sem dinheiro, brasileiros optam por andar mais a pé. Fotos: Diego Nigro/JC Imagem

 

A males que vêm para o bem. Levantamento realizado em agosto deste ano pela Sodexo Benefícios e Incentivos, líder mundial em serviços de qualidade de vida, apontou que a crise econômica brasileira tem feito as pessoas andarem mais a pé. A pesquisa ouviu 1.202 pessoas em todo o Brasil e revelou que 69% dos entrevistados mudaram seus hábitos de transporte após a crise.

Quando a crise passar, talvez estejamos mais acostumados com essa prática tão saudável. A crise pode ter mostrado para muita gente que andar mais a pé é possível”,

Fernando Cosenza

Andar mais a pé foi a principal alternativa apontada para se deslocar pela cidade e cortar gastos por 24,4%, seguido por utilizar o transporte público (21,5%), se locomover menos (19,4%), andar de bicicleta (17,1%), usar mais táxi, Uber ou outro serviço de transporte privado (9,9%) e pegar mais carona (7,7%).

CONFIRA O ESPECIAL MULTIMÍDIA #PELOCAMINHAR

Nos últimos seis meses, 73,5% dos entrevistados também sentiram um aumento nos gastos com transporte (combustível, passagens de ônibus, metrô, trem e ônibus, ou táxi). Durante o período, o gasto com combustível foi o que mais aumentou para 65,7% dos entrevistados, seguido por transporte público (31%) e táxi (3,3%).

E, ainda segundo o levantamento, se a crise continuar, o impacto será ainda maior nos hábitos de transporte do brasileiro: os entrevistados declararam que as duas principais alternativas para se locomover na cidade serão andar mais a pé (48,4%) e utilizar mais transporte público (47,1%).

“Apesar da baixa recente da inflação, a renda das famílias diminuiu com a crise e o desemprego, e a necessidade de economizar acabou impactando aspectos básicos como transporte e saúde. A opção do brasileiro por andar a pé tem um aspecto benéfico: quando a crise passar, talvez estejamos mais acostumados com essa prática tão saudável. A crise pode ter mostrado para muita gente que andar mais a pé é possível. Além de ser a forma mais econômica de se deslocar, caminhar é a primeira alternativa para quem manteve a rotina de exercício físicos durante a crise, mas teve que equilibrar as despesas”, analisa Fernando Cosenza, diretor de Sustentabilidade da Sodexo.

A Sodexo Benefícios e Incentivos é a empresa do grupo francês Sodexo e tem como missão desenhar, gerenciar e entregar serviços para empresas de todos os portes, segmentos e regiões do Brasil. O objetivo é melhorar a qualidade de vida diária das pessoas e contribuir para o desenvolvimento econômico, social e ambiental das cidades, regiões e dos países em que atua. Atende 95 mil clientes, que representam 6,4 milhões de usuários, com uma rede de 410 mil estabelecimentos credenciados em todo o País com serviços únicos no mercado de benefícios.


Veja também