05
set

Curso de reciclagem à distância para motoristas que perderam a CNH. Você sabia?

05 / set
Publicado por Roberta Soares às 19:27

Fotos: JC Imagem

Ter a carteira nacional de habilitação suspensa ou cassada é um problema sério para os condutores de veículos. Por períodos que variam de seis meses a dois anos, eles simplesmente ficam impedidos de dirigir automóveis, caminhões, ônibus ou motocicletas, o que cria transtornos e dificuldades de locomoção, além de prejudicar o sustento quando o motorista ou motociclista é profissional.

Para recuperar o direito de dirigir, cumprida a penalidade imposta pela autoridade de trânsito, o condutor deve fazer, obrigatoriamente, um curso de reciclagem. E agora, com a Resolução 730/2018 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), é possível fazer o processo online. O ensino à distância (EAD), que vem crescendo no Brasil, facilita a vida das pessoas. Por meio da internet, o interessado pode programar os seus horários de estudos e desenvolver as aulas em casa ou em qualquer lugar, com a ajuda de monitores capacitados.

A duração do curso é de 30 horas aula e contempla as disciplinas de Relacionamento Interpessoal, Direção Defensiva, Primeiros Socorros e Legislação de Trânsito, conforme a Resolução 168/2004 do Contran. O primeiro passo para o condutor regularizar a situação é entregar a CNH no Detran, nas Ciretrans ou em um CFC credenciado. A entrega gera o número do processo e dá início à contagem do prazo de suspensão. Se preferir a modalidade EAD, o condutor deve escolher uma instituição credenciada para este formato.

Concluído o curso, o próprio aluno gera o certificado online e realiza o exame teórico presencial no mesmo local em que foi aberto o serviço de Exame para Liberação de CNH. Se o condutor for aprovado na prova eletrônica, a regularização de sua CNH dependerá apenas do cumprimento do prazo de suspensão. Em caso de reprovação, o condutor poderá refazer a prova eletrônica após 5 dias, (mediante novo agendamento e recolhimento taxa). Caso reprove pela segunda vez, terá que se matricular em novo curso de reciclagem (podendo ser EAD), tendo que submeter-se novamente à prova eletrônica (mediante agendamento e pagamento da taxa).


Agora, se reprovar novamente, deverá matricular-se em novo curso de reciclagem obrigatoriamente presencial. Esta previsto na Resolução 168/2004 do Contran e tem como objetivo forçar o motorista a realizar um atendimento personalizado.

SUSPENSÃO DO DIREITO DE DIRIGIR

A penalidade de suspensão do direito de dirigir é aplicada em certos crimes de trânsito e infrações quando o condutor atinge 20 pontos no prontuário da sua CNH ou quando comete uma infração que leve à suspensão direta – é o caso da realização de pega, de alcoolemia, entre outras.

A primeira suspensão por pontos, que era de 30 dias, recentemente foi elevada para seis meses e, em caso de reincidência no período de 12 meses, a suspensão poderá variar de oito meses a dois anos. No caso de infrações que levam à suspensão direta do direito de dirigir, o prazo será de dois a oito meses e, em caso de reincidência, a suspensão será de oito a 18 meses.

Um dos cursos da modalidade EAD disponíveis em Pernambuco, devidamente autorizado pelo Detran-PE, é oferecido pelo IbacBrasil- Cursos de Trânsito. O Outro é oferecido pelo Icetran. São cursos práticos, rápidos e os alunos podem concluí-lo num prazo que varia de três a 45 dias. Os conteúdos são elaborados por especialistas, com recursos multimídia que garantem uma aprendizagem dinâmica. Assim, é possível estudar no computador, no celular, tablet ou no notebook, com o conteúdo disponibilizado 24 horas por dia. No caso do IbacBrasil, já são mais de 50 mil alunos que passaram pelo curso de reciclagem do grupo até agora.

Em Pernambuco, o curso está disponível em duas empresas:


Veja também