06
mar

Codevasf diz que Canal do Projeto Nilo Coelho está conservado e que ele funciona bem

06 / mar
Publicado por Fernando Castilho às 18:30

 

canal-de-irrigacao

A respeito da matéria postada no blog JC Negócios, no ultimo dia 1 de março, com o título “Canal Emergencial de Irrigação do Projeto Nilo Coelho não resiste a um inverno em Petrolina e é destruído”, a Codevasf esclarece, em nota, que no dia 2 de março (quinta-feira), uma equipe técnica esteve no Lago de Sobradinho, onde a obra foi construída, para conferir, in loco, a situação do canal após as recentes chuvas. A constatação da equipe técnica da Codevasf foi de que a obra está em perfeito estado de conservação.

A parte da obra mostrada na foto da matéria postada pelo Blog JC Negócios é a desembocadura do canal, onde é lançada a água no reservatório pulmão. Isso significa que a aparente erosão das paredes do canal mostrada na foto do blog é apenas a abertura do canal para o reservatório pulmão, uma grande abertura que acumula água para proporcionar dois dias de autonomia operacional ao Projeto Senador Nilo Coelho.


publicidade

É importante frisar que o canal, inaugurado em 17 de dezembro de 2015, que já havia recebido chuvas superiores a 200 mm no mês de janeiro de 2016 e esteve sob a elevação da cota do nível d’água no lago de Sobradinho de janeiro a maio de 2016,permanece intacto até,  mesmo após as recentes chuvas deste início de ano.


Veja também