14
jun

Menor de 18 anos agora pode doar sangue

Publicado por Verônica Almeida às 17:42

Adolescentes com 16 e 17 anos agora podem doar sangue, desde que pais ou responsáveis autorizem o procedimento. A medida faz parte da Portaria  1.353, publicada pelo Ministério da Saúde no Diário Oficial nesta terça-feira (14/06) , Dia Mundial do Doador de Sangue. A norma estabelece o novo Regulamento Técnico de Procedimentos Hemoterápicos, resultado de consulta pública à sociedade. Idosos com 68 anos também podem doar sangue, mas devem  passar por avaliação médica.

Os novos critérios, que visam aumentar a captação de sangue no País,  também têm por meta  acabar com preconceitos na triagem dos bancos de sangue. Determina que “a orientação sexual (heterossexualidade, bissexualidade, homossexualidade) não deve ser usada como critério para a seleção de doadores de sangue, por não constituir risco em si própria.” 

Afirma nota do ministério que “não deverá haver, no processo de triagem e coleta de sangue, manifestação de preconceito e discriminação por orientação sexual e identidade de gênero, hábitos de vida, atividade profissional, condição socioeconômica, raça, cor e etnia”. Homossexuais dizem ser discriminados, na seleção, quando tentam doar sangue.

Nova campanha do MS para captar sangue

Há pouco, o ministro Alexandre Padilha lançou nova campanha para estimular doações e anunciou expansão do teste NAT, que detecta mais rapidamente vírus de hepatite e aids no sangue captado nos hemocentros, aumentando a segurança das transfusões.

A Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia (ABHH) alerta que a proporção de doadores no Brasil é muito baixa. Enquanto a média mundial vai de 3% e 5%  da população, no Brasil só 1,9% doaram sangue nos últimos cinco.

Leia mais em www.saude.gov.br