19
nov

As belezas de Pernambuco nos perfis do Instagram

19 / nov
Publicado por Leonardo Vasconcelos às 8:37

Que Pernambuco conta com inúmeras belezas não é nenhuma novidade. A boa notícia é ter cada vez mais todas elas reunidas na palma da mão a um toque no celular. São vários os perfis no Instagram dedicados a divulgar os encantos do Estado. Claro que o ideal seria viajar para conhecer de perto todas as paisagens do nosso vasto e rico território. Mas como isso infelizmente não é possível não se preocupe. O #blogmochileo selecionou alguns dos principais para se encantar e redescobrir Pernambuco.

 

 

Porto de Galinhas no ar e no mar

Um mergulho nos cânions do Velho Chico

Um salto no Bungee Jump mais alto da América Latina

Confira alguns dos perfis sobre Pernambuco:

 

Pernambuco em Foco (246 mil seguidores)

Administrador: Davi Ferreira da Cunha, técnico em administração, 25 anos

 

Como Davi gosta de ressaltar, o @pernambucoemfoco nasceu na madrugada do dia 11 de Junho de 2015, com o objetivo de mostrar Pernambuco ao mundo, com a ajuda dos seguidores, que usam a hashtag do perfil. “No tempo em que foi criado, não havia nenhuma página que se destacava e mostrava o estado como um todo, do litoral ao sertão, com orgulho. Tanto que o projeto foi literalmente abraçado pelos pernambucanos e turistas, que se encantam a cada foto postada”, afirmou Davi.

 

 

A meta do perfil para este ano é chegar aos 250 mil seguidores e entre os projetos para 2018 está o de realizar ao menos uma viagem ao mês, para mostrar algum município pernambucano, tanto no stories, quanto na galeria.

 

 

“Quero também juntar moradores de um determinado lugar e desafiá-los a mostrar o município para os demais seguidores, através de stories, dicas do que fazer no local, a cultura, entre outros”, detalhou o idealizador do perfil.

 

Praias de Pernambuco (166 mil seguidores)

 

Larissa Marchetti, 26 anos, contadora

 

Junto com o marido, o funcionário público Ivan Esteves, de 30 anos, Larissa criou o @praiasdepernambuco em novembro de 2014, ou seja estão completando agora três anos de aniversário.

 

 

“O perfil nasceu com o objetivo de termos uma rede social para compartilhar momentos de lazer e aventura nos passeios feitos no litoral pernambucano e reunir uma comunidade para trocar ideias, experiências, dicas de passeios e, principalmente, mostrar para o Brasil inteiro um pedacinho de das belezas das praias”, disse Larrisa.

 

 

A troca de informações com os seguidores já fez, inclusive, com que o casal conhecesse praias que nem sabiam onde ficavam. “Com as fotos que os seguidores nos marcam, descobrimos a existência de praias que ainda não conhecíamos, como por exemplo, a Praia de Carne de Vaca, última praia de Pernambuco do litoral norte e Pontas de Pedra, ambas no município de Goiana. Ainda só conhecemos através de fotografias. No entanto, nosso objetivo para o próximo ano é mapear todas as praias do estado, de norte a sul”, explicou Larissa.

 

Pernambuco Lovers (53 mil seguidores)

Administrador: Mateus Brollo, microempresário, 33 anos

 

O perfil tem pouco mais de 2 anos e surgiu com a proposta de divulgar um pouco de tudo sobre Pernambuco, mas com foco mais no turismo e na gastronomia. Em relação a ações, o @pernambucolovers promove diversos tipos de sorteios para presentear os seguidores com pacotes turísticos incluindo hospedagem, restaurante, passeio, etc.

 

 

“Também tive a ideia esse ano de iniciar projetos solidários aqui em Pernambuco e nossa primeira ação foi feita no começo deste mês quando colocamos placas com sacolas plásticas no Recife e em Olinda para doações de roupas, comida e brinquedos”, explicou Mateus. Uma grande sacada do perfil foi os pontos turísticos de Pernambuco em estampas nos produtos que vendia.

 

 

“A ideia surgiu de repente com o Marco Zero. Acho que de tanto postar e o povo curtir fotos do Marco, veio na mente fazer a camisa. A turma gostou tanto que a partir dessa primeira camisa comecei a pesquisar e criar as outras estampas. Hoje faço as estampas voltadas ao turismo e cultura local. No total, acho que já foram vendidas cerca de 500”, disse Mateus.

 

Maravilhas de Pernambuco (22 mil seguidores)

Mariana Gueiros, geógrafa e escritora, 28 anos.

 

O projeto @MaravilhasDePernambuco surgiu em 2014, com o lançamento do livro 101 Maravilhas de Pernambuco, durante o festival de inverno de Garanhuns. O livro possui foco nas belezas naturais e culturais do interior. Mas também há nele belezas da capital.

 

 

“Ele é o resultado de três anos de pesquisas e visitações a todas as mesorregiões do Estado. É uma publicação abrangente contemplando 49 municípios. Eu escrevo sobre destinos turísticos de Pernambuco. Além do livro publicado, tenho um na editora e dois em finalizacão, todos sobre destinos turísticos locais”, contou Mariana.

 

 

Mas como os livros levaram ao perfil? “A ideia foi criar um canal de maior interação com as pessoas que curtem Pernambuco. Queria atingir mais pessoas, mostra-las o quanto Pernambuco tem lugares incríveis, muitos no interior. O livro não me dava a oportunidade de me conectar com tantas pessoas, de tantas lugares diferentes”, respondeu a escritora.

 

Encarando a Estrada da Morte

Joinville: uma cidade com muitos títulos e atrações

A beleza dos cânions do Xingó vista de helicóptero

 

Sou Pernambuco (15 mil seguidores)

Administrador: Pedro Marcelletti, engenheiro de produção, 25 anos.

 

Junto com o amigo e universitário José Denilson Neto, Pedro lançou o @soupernambuco em julho de 2015, deu uma parada e retomou em maio deste ano. “A proposta é (re)despertar o orgulho de suas origens, que ás vezes é abalado por fatores como violência, crise, desemprego e etc. Por isso, nosso foco é só mostrar coisas boas do nosso estado e não são poucas!”, disse Pedro.

 

 

Em relação as ações do perfil, elas seguem um cronograma semanal, com foco na interação com o público. “Segunda abordamos entradas de cidades do estado e um pouco sobre elas. Terça é a #tercadabandeira, onde publicamos fotos de seguidores que registraram momentos em algum lugar com nossa bandeira. Quarta estamos com a #quartadaarte, inicialmente com intuito de divulgar grafites espalhados no nosso estado. Quinta é o dia do #tbtdosou onde abordamos algum evento que marcou a vida dos pernambucanos. Sexta, sábado e domingo, publicamos algo a ser explorado no nosso estado”, detalhou Pedro.

 

 

Ser Pernambuco (13 mil seguidores)

Responsável: Gleidson Lins, engenheiro mecânico, 46 anos

 

A ideia do @ser_pernambuco, criado no início de 2016, é mostrar as belezas do estado de Pernambuco do litoral ao Sertão. “Sou um pernambucano apaixonado pelo meu estado e a miríade de belezas pernambucanas vai muito além do litoral, passando pelo Agreste e penetrando Sertão adentro”, disse Gleidson.

 

 

Apaixonado por fotografia, o engenheiro mecânico disse que descobriu um grande prazer. “Tenho o meu perfil, mas veio a ideia de mostrar mais, com o olhar de outras pessoas o que nosso Estado tem de belezas. E há muitas, nos mais recônditos cantos pernambucanos. Fotografar é uma diversão. Sempre que posso, viajo para o interior, vou pra Angelim, onde mora minha sogra. E de lá vou pra Garanhuns, Canhotinho, Lajedo, São João… e assim fui fotografando e vendo como o estado é bonito”, contou Gleidson.

 

 

*Acompanhe o @blogmochileo também pelo Instagram, Twitter, Facebook e Youtube.

 


Veja também