Apps de transporte sem tratamento especial no Carnaval do Recife. Só em Olinda

Publicado em 20/02/2019 às 8:00 | Atualizado em 21/05/2020 às 16:08
Prefeitura do Recife publica primeira portaria técnica que define regras para a qualificação dos motoristas de apps. Foto: Felipe Ribeiro/JC Imagem
FOTO: Prefeitura do Recife publica primeira portaria técnica que define regras para a qualificação dos motoristas de apps. Foto: Felipe Ribeiro/JC Imagem
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Apps não conseguiram, pelo menos por enquanto, um atendimento especial. Uber vai ter voz em Olinda, mas não no Recife. 99 fez parceria com shoppings para uso casado com o Expresso da Folia. Foto: Felipe Ribeiro/JC Imagem

 

Quem pensava que os aplicativos de transporte privado de passageiros – como Uber e 99 – teriam algum tratamento especial durante o Carnaval do Recife 2019, já que a regulamentação foi aprovada em novembro do ano passado, enganou-se. Pelo menos no caso da capital, os apps não terão circulação diferenciada nem áreas para embarque e desembarque nos polos da folia recifense. Na prática, serão tratados como veículos particulares, como definiu a presidente da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), Taciana Ferreira. A expectativa de que os apps pudessem ter acesso ao corredor da folia não se confirmou.

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O máximo que os apps terão na capital serão algumas iniciativas particulares e pontuais criadas pelas empresas. É o caso da 99, que fará uma parceria com os Shoppings Recife, em Boa Viagem (Zona Sul) e Plaza Casa Forte (Zona Norte). Os passageiros que forem de 99 para os dois centros de compras ganharão a pulseira do Expresso da Folia, com transfer direto para os polos de carnaval: Galo da Madrugada, Bairro do Recife e Olinda. Cada corrida dará direito a duas pulseiras – uma para o passageiro e outra para o acompanhante. A 99 também vai patrocinar o evento da Carvalheira, com ponto de apoio para motoristas com banheiros, água, lanches e brindes. Já os passageiros que forem de 99 para o Carvalheira ganharão 20% de desconto.

Na prática, o serviço de transporte privado de passageiros ainda não foi regulamentado. O que iniciamos foi o processo de regulamentação, mas ela só se confirma depois do lançamento do edital para credenciamento das empresas interessadas – uma espécie de chamamento público, que deveremos estar lançando após o Carnaval. Portanto, até lá, os apps continuam sendo veículos particulares", Taciana Ferreira, CTTU

No Carnaval de Olinda, no entanto, os apps terão tratamento especial. Os detalhes do atendimento aos passageiros ainda não foram divulgados oficialmente pela prefeitura – o que acontecerá na próxima segunda-feira (25/2), durante coletiva para a imprensa –, mas a Uber confirmou ser a patrocinadora oficial da folia olindense pelo segundo ano consecutivo e já estar com um plano especial pronto para a cidade, aguardando apenas a divulgação. Já na capital, os bloqueios de acesso ao Bairro do Recife serão os de sempre: Pontes Giratória, Princesa Isabel, além da Limoeiro parcialmente – com acesso apenas até o Cais do Apolo.

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No caso do Recife, Taciana Ferreira explica a ausência de um tratamento diferenciado para os apps: “Na prática, o serviço de transporte privado de passageiros ainda não foi regulamentado. O que iniciamos foi o processo de regulamentação, mas ela só se confirma depois do lançamento do edital para credenciamento das empresas interessadas – uma espécie de chamamento público, que deveremos estar lançando após o Carnaval. A Lei 18.528/2018, sancionada pelo prefeito Geraldo Júlio, é muito clara com relação aos prazos. Temos 120 dias, contados a partir de novembro, para fazer todo o cadastramento das empresas e definir o sistema para troca de informações, concluindo a regulamentação. Portanto, até lá, os apps continuam sendo veículos particulares”, explicou Taciana Ferreira. A regulamentação dos aplicativos no Recife precisa ser finalizada até março deste ano.

 

 

Nos bastidores, sabe-se que as empresas operadoras – Uber e 99 – estão conversando com o poder público para tentar viabilizar, pelo menos, um atendimento diferenciado em alguns pontos. Ações estão sendo estudadas para minimizar os contratempos que foram comuns tanto para passageiros como para motoristas no Carnaval 2018. Mas nada foi definido até agora. Por nota, a Uber afirmou que “no intuito de oferecer a melhor experiência possível para os foliões do Recife, a Uber está concluindo os estudos logísticos para a operação especial de Carnaval e os detalhes serão divulgados nos próximos dias. Já em Olinda, a Uber é patrocinadora oficial do Carnaval e o plano especial para a cidade será anunciado na próxima segunda-feira (25)”.

Segundo Taciana Ferreira, mesmo no Carnaval 2020 – primeiro evento com a regulamentação concluída – será praticamente impossível liberar uma circulação diferenciada para os apps na capital durante a folia. “É preciso entender que o Recife tem muitas limitações de circulação de veículos nos principais polos da área central da cidade. É complicado e sempre será liberar os acessos. Além disso, nem mesmo sabemos quantos veículos estão cadastrados. Por isso, o que podemos pensar para colocar em prática pós-regulamentação é a criação de áreas específicas, com infraestrutura e não muito próximas dos polos, para funcionarem como pontos de embarque e desembarque dos apps. Tudo isso integrado com o serviço de ônibus expresso que já virou a marca da folia recifense, os Expressos da Folia”, reforça Taciana Ferreira.

 

 

MOTORISTAS CRITICAM POSTURA

A Associação dos Motoristas de Aplicativos de Pernambuco (AMAPE)  divulgou nota criticando as declarações da CTTU. Confira: "A Associação dos Motoristas de Aplicativos de Pernambuco (AMAPE)  vem a público repudiar as declarações da presidente da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife - CTTU, Taciana Ferreira, que mais uma vez irá restringir o acesso de veículos de aplicativos - UBER, 99 e outros - ao Bairro do Recife durante o Carnaval.

Como se não bastasse, por meio imprensa, afirmou que os aplicativos ainda não são regulamentados. Prerrogativa usada para não cumprir a lei, que obriga a CTTU e prefeitura a criarem locais de embarque e desembarque de passageiros em grandes eventos, aeroporto e rodoviária.
 
Vale lembrar também que a lei já entrou em vigor desde o dia 23 de novembro de 2018 e o prazo de adequação previsto no projeto, que já foi sancionado pelo prefeito Geraldo Julio, foi para cadastro das operadoras de tecnologia, o que não impediria por exemplo, a demarcação dessas áreas".
 

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