Perfil

Quem é Giovanni Sandes?

Colunista de política do JC, é formado em jornalismo e direito pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). Foi repórter de Economia do JC por 10 anos, período em que acumulou mais de 15 prêmios jornalísticos regionais e nacionais, entre eles duas edições do Prêmio CNH de Jornalismo Econômico, o mais importante da área no País, e o Cristina Tavares de Jornalismo, principal premiação jornalística de Pernambuco.

A lista inclui prêmios de setores especializados, como edições do Prêmio Abecip e do Prêmio CBIC, entidades ligadas aos setores de crédito imobiliário e construção, bem como o Prêmio BNB de Jornalismo, promovido pelo Banco do Nordeste (BNB), instituição financeira ligada ao desenvolvimento regional.

Foi ainda finalista de premiações variadas, como a promovida pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), o Prêmio CNI de Jornalismo e o tradicional Citi Journalistic Excellence Award 2015, premiação internacional fruto de uma parceria entre o Citi Bank e a Columbia University Graduate School of Journalism.

Em janeiro de 2015 deixou a editoria de economia e passou a assinar a coluna política Pinga-Fogo, veiculada na versão impressa do Jornal do Commercio e com uma versão específica online, o Blog Pinga-Fogo.