10
jan

Troça carnavalesca faz prévia e protesta contra ação arbitrária da PM

10 / jan
Publicado por Raphael Guerra às 9:25

Troça Empatando Tua Vista faz prévia neste sábado (13). Foto: Projeto Lambe-lambe/Divulgação

A troça carnavalesca Empatando Tua Vista, conhecida por fazer críticas à especulação imobiliária, à Prefeitura do Recife e ao Governo do Estado, fará uma prévia neste sábado (13). O evento intitulado “Empatando Teus Direitos, a festa!” acontece a partir do meio-dia, na casa de Evandro Q, Rua do Sossego, 179, na Boa Vista. Além de música e oficina de fantasias, a prévia fará a leitura de um manifesto político-folião pelo direito à liberdade de expressão e a divulgação das próximas ações dos integrantes para a garantia dos desfiles da troça em 2018.

Isso porque, no dia do Galo da Madrugada do ano passado, fantasias foram apreendidas numa ação arbitrária da Polícia Militar. O caso foi denunciado à Delegacia de Administração Pública, que indiciou os policiais por abuso de autoridade. O major que comandou a ação também foi detido administrativamente, após investigação da Corregedoria da Secretaria de Defesa Social.

Em comunicado nas redes sociais, os integrantes da troça informaram que estão sendo construídas ação de danos morais contra o Estado pelas operações de 2017 e um habeas corpus preventivo para tentar garantir por via judicial o direito à livre manifestação neste ano.

Além das ações judiciais, a troça criou um projeto de fantasias de torres mais simples. Uma oficina para confecção delas acontecerá também durante a prévia. Segundo o folião Fernando Ribamar, “O projeto ‘Minha torre, minha vida’ pretende popularizar as torres-fantasias e possibilitar a participação de um maior número de foliões no Galo da madrugada, visando coibir eventuais ações arbitrárias do poder público”.

Os ingressos custam R$ 5. Confira a programação:
12h às 16h – 2ª Oficina “Minha Torre, minha vida”
16h – Manifesto pelo 1º Acerto de Marchas em Defesa do Estado de Direito e protocolo das ações
16h20h – Início da festa com VING (DJs Vi Brasil & DMingus)
18h – God Save The Chico
19h – DJ Carlota
21h – Suzy Macho
22h – DJ Victor Zalma

LEIA TAMBÉM

O que disse o major da PM sobre a apreensão das fantasias da Empatando Tua Vista

Major que apreendeu fantasias da troça “Empatando tua Vista” é punido com prisão

 

 


Veja também