17
maio

Polícia Civil afirma que todas as delegacias de PE funcionam 24 horas por dia

17 / maio
Publicado por Raphael Guerra às 7:15

Várias delegacias não estão funcionando em esquema de plantão. Foto: TV Jornal/Reprodução

Alheia à dificuldade da população em conseguir registrar queixas nas delegacias durante à noite ou nos fins de semana, a Polícia Civil de Pernambuco afirma que todas as unidades policiais ficam abertas 24 horas por dia. Segundo a instituição, em qualquer horário ou dia da semana o cidadão pode procurar a delegacia mais próxima e registrar um boletim de ocorrência. Mas, na prática, não é bem assim.

É recorrente o número de denúncias da população cansada de procurar as delegacias de bairro (a exemplo do Ipsep, Ibura, Joana Bezerra e Espinheiro) e encontrá-las com as portas fechadas. O mesmo ocorre com as especializadas. As delegacias da Mulher localizadas em Prazeres e Paulista não estão abertas após às 18h. 

Por meio da Lei de Acesso à Informação, a Polícia Civil argumentou que os flagrantes (prisão de suspeitos de crimes) fora do horário comercial são efetuados apenas nas unidades de plantão – como a Central de Plantões da Capital, localizada no bairro de Campo Grande, área central do Recife, ou a Delegacia de Prazeres (que atende ocorrências de municípios como Jaboatão dos Guararapes).

A polêmica sobre as delegacias fechadas voltou à tona na semana passada após uma vendedora ser morta pelo ex-companheiro na cidade de Timbaúba, na Mata Norte do Estado. Horas antes da tragédia, a vítima tentou prestar uma queixa contra o agressor, mas a delegacia estava fechada. A Polícia Civil abriu sindicância para apurar porque o policial civil designado para o plantão não estava na permanência. Ele pode ser punido ao final da investigação.

O chefe da Polícia Civil de Pernambuco, Joselito Kehrle, afirmou ao Ronda JC que nos fins de semana e à noite todas as delegacias funcionam com ao menos um policial responsável pelo registro de queixas. E, quando há necessidade, o caso é encaminhado para a delegacia que está com equipe composta por delegados e agentes para realizar o flagrante.

O problema é que nem todos os municípios do Interior do Estado ou da própria Região Metropolitana do Recife contam com delegados para realizar flagrantes nos fins de semana. E o deslocamento de viaturas policiais para outras cidades gera mais insegurança.

LEIA TAMBÉM

Efetivo policial aumentou, mas delegacias continuam fechadas à noite

Por dia, 11 pessoas foram mortas em Pernambuco no mês de abril

Pacto pela Vida completa 11 anos sem transparência e com muitas críticas

 


Veja também