06
jul

Exercícios em jejum emagrece?

06 / jul
Publicado por Gabriela Máxima às 16:18

Foto: Valdecir Galor/SMCS
Foto: Valdecir Galor/SMCS

Muitas pessoas acreditam que realizar atividade física após um longo período em jejum é a melhor estratégia para emagrecer. Ledo engano. O personal trainer Pedro Henrique (@pedropersonaltrainer) esclareceu que o método não é tão eficaz quanto parece. Baseado em um estudo, ele mostra que os resultados são semelhantes para quem faz ou não jejum antes dos treinos.

A pesquisa separa 20 mulheres em dois grupos. Todas realizam dieta hipocalórica e treinam 3 vezes na semana, durante 6 semanas (50 minutos pedalando a 70%força máxima). Elas foram divididas em dois grupos: um que treinou em jejum e outro que, antes do treino, ingeriu um shake composto por proteínas, carboidratos e gorduras. O resto do cardápio era praticamente igual. Constatou que, ao final do teste, o peso, IMC, percentual de gordura e circunferência de cintura tiveram o mesmo índice de redução.

“Podemos concluir que treinar em jejum não potencializa em nada os seus resultados. Por outro lado, o risco de você sofrer lesões ou até passar mal durante o treino também aumenta, pelo fato de não possuir reserva energética suficiente após acordar”, explicou o profissional. “Os atletas de fisiculturismo que relatam resultados positivos com esse método possuem rotina totalmente diferente. Eles se dedicam 100% ao esporte, comem de forma calculada, geralmente fazem uso de esteroides (o que camufla qualquer resultado de composição corporal) muitas vezes treinam 2 vezes ao dia, dormem ao menos 8h por dia”, justificou o resultado obtido por atletas profissionais.

 


Veja também