12
mar

Dicas para fortalecer o core e definir o abdômen

12 / mar
Publicado por Gabriela Máxima às 9:28

Muitas novidades esperam vocês no Vida Fit!

“Intensifiquei os abdominais para trincar a barriga.” Esse é o pensamento da maioria das pessoas que acredita apenas no fator estético para definir os músculos do abdome. O que nem todo mundo sabe é que essa região do corpo recebe o nome de core e ela é fundamental para produzir força, estabilizar o quadril e a coluna, reduzindo o risco de lesões. Exercícios como abdominais são importantes para fortalecer o core e evitar machucados. Definir os músculos da região, por outro lado, dependerá de outra série de fatores que vão além dos exercícios.

Quem explica o processo é a educadora física Soraya Santana. “Não adianta fazer muitos abdominais pensando que vai emagrecer e vai ganhar definição. Os exercícios vão ajudar no fortalecimento do core, mas para ter uma barriga trincada e evidente é necessário investir em alimentação saudável e treino. Só dessa forma haverá perda de percentual de gordura”, esclareceu a profissional.

6 mulheres que fazem história no esporte do Brasil

Entenda a relação entre exercício e AVC

Marília Mendonça do Nordeste é atleta e cantora gospel

Crossfit para superar limites

Dessa forma, a definição acontecerá de forma natural, sem exageros. Vale ressaltar que o core é o conjunto de músculos que garante a sustentação do peso do corpo. Quando ele está fortalecido oferece maior estabilidade. Soraya contou que, de acordo com pesquisas, cerca de 80% da população mundial já sofreram, sofrem ou sofrerão alguma dor na coluna lombar. “Por isso, é necessário investir em exercícios para o core. Eles vão proteger as estruturas da coluna e as estruturas neurais de lesões”, pontuou.

O core é o centro de força do corpo humano e não se resume apenas aos músculos abdominais. É um grupo muscular que atua na sustentação do peso corporal. Produz força e é responsável pelo equilíbrio. Além disso, é o core que protege a coluna de sobrecargas e posturas erradas.

soraya748

Existem muitos tipos de exercícios para essa região do corpo: abdominais supra, infra, oblíquo, isométricos, entre outros. Todos têm funções distintas e se complementam. Se quiser realmente uma barriga trincar, procure orientação com profissionais da área. Especialistas lembram sempre que mais importante do que estética é buscar a qualidade de vida. A barriga trincada será consequência da disciplina da alimentação e dos treinos.

GUIA BÁSICO DO CORE

FORTALECIMENTO – É muito importante fortalecer o core para ter boa postura, qualidade em relação aos movimentos e amplitude para não machucar e sofrer com dores lombares. Esse tipo de lesão é muito comum nas pessoas. Estudos revelam que cerca de 70% a 80% da população mundial tem, teve ou vai ter esse tipo de desconforto. Por isso é tão importante fortalecer o core

FLEXIBILIDADE – Além de ter uma musculatura forte para proteger a estrutura da coluna e estruturas neurais, é importante ter um músculo flexível para ter maior liberdade com os movimentos e proteger o corpo de possíveis lesões

TREINO – Infelizmente, os exercícios voltados para o fortalecimento do core não servem para perder peso e trincar a barriga. Eles definem os músculos, mas é necessário ter uma alimentação adequada, perder percentual de gordura para ter uma musculatura trincada e aparente

 


Veja também