11
abr

Dores que indicam problemas na lombar, cervical e joelhos

11 / abr
Publicado por Luana Ponsoni às 15:10

Músculos e articulações são estruturas complexas, que se desgastam com movimentos repetitivos em situações de esforço excessivo. Essas situações provocam dores que podem ser evitadas com a correta execução dos exercícios e o ajuste de cargas, no caso da musculação. Apesar de dividirem opiniões, os alongamentos também ajudam a evitar contusões, pois aumentam a flexibilidade, ajudando a aumentar a amplitude dos movimentos.

Além da atividade física inadequada, atitudes presentes no dia a dia de muitas pessoas também colaboram para que as dores se instalem, sobretudo, nas regiões lombar, cervical e coluna.  O estresse excessivo, dormir e sentar em posições erradas e até o sobrepeso colaboram para o surgimento de desconfortos.

Confira as causas de dores:

Lombar

screen-shot-2016-04-06-at-03

As dores lombares (lombalgias) são normalmente causadas por má postura ou repetição de movimentos que coloquem a coluna em uma condição de risco. Sabe-se, por exemplo, que dormir de bruços pode representar uma sobrecarga à região lombar.  A má postura durante o caminhar ou quando se permanece muito tempo sentado, em posição inadequada, também podem ocasionar dores nessa parte das costas. Se isso não for corrigido, a longo prazo, pode ocorrer hérnia de disco ou mesmo artrose (desgaste das articulações da coluna). A melhor maneira de prevenir é observar constantemente a postura para não permanecer por muito tempo em posições que prejudiquem a lombar.

 

Joelhos

81d1eaeca0c049be82dc0c75cb7fb0ff

Os joelhos são estruturas complexas do corpo humano. Formados por ligamentos, nervos, meniscos e ossos (fêmur, tíbia, fíbula e patela), permite movimentos complexos e também é afetado por questões de postura, maneira de caminhar e excesso de peso corpóreo. No que diz respeito aos exercícios, a execução inadequada de alguns movimentos acabam comprometendo essa parte do corpo, assim como  cargas inadequadas nos treinos. Algumas pessoas possuem maneira errada de pisar, o que  também sobrecarrega os joelhos. A dica é observar a maneira de caminhar e nunca exagerar na sobrecarga nessa articulação. Alguns educadores físicos são adeptos ainda de alongamentos nos músculos que protegem os joelhos antes dos exercícios.

Pescoço (cervical)

download

 

O pescoço é acometido por dores comumente associadas a tensão emocional. Quando estamos tensos ou nervosos a tendência é enrijecer, pescoço e cabeça, que após algumas horas estarão doloridos e cansados. Essa tensão também tem relação com cefaleias. A dica é sair um pouco do ambiente de estresse e alongar bem costas, pescoço, cabeça e ombros para promover um relaxamento de todas as áreas e diminuir o potencial de dor após algumas horas.

 Articulações

As sobrecargas funcionais podem causar lesões estruturais na musculatura e articulações.  Normalmente as inflamações nas articulações ocorrem quando a repetição de algum tipo de movimento.  Por isso, atividades desse tipo devem ter intervalos para alongamentos e descanso.

As dores musculares também podem ser tratadas com uso de medicamentos para inflamações, como Gelol, Dorflex e Salompas. Antes de qualquer coisa, porém, é necessário procurar um especialista, que irá indicar o tratamento mais indicado para o problema.

 


Veja também