25
dez

Corrida para todas as idades

25 / dez
Publicado por Gabriela Máxima às 16:58

Não há limites para superar desafios e iniciar uma nova jornada. Carmem Freitas e Maria dos Prazeres Muniz são exemplos reais de que a idade não é obstáculo e as desculpas são criadas para boicotar sonhos. Beirando os 60 anos, as corredoras iniciaram um projeto que tinha como meta emagrecimento e participação na São Silvestre, no próximo domingo (31). Além de curar doenças e resgatar a autoestima, as duas acreditam que são capazes de enfrentar qualquer situação.

Carmem, por exemplo, foi ao médico e descobriu que sua pressão estava alta demais. Ela ligou o sinal de alerta e, com incentivo da filha Camila, deixou o sedentarismo de lado para ingressar em um grupo de corrida. No começo, a funcionária pública não conseguia completar 400m consecutivos. Com paciência e os treinos do professor Aldo Jorge, a resistência finalmente foi aumentando. Hoje, ela já reúne 12 provas oficiais entre 5km e 10km, sendo uma de 16km, realizada em João Pessoa, na Paraíba.

Agora, o desafio é completar os 15km da corrida de São Paulo, em um percurso com altimetria irregular. “Tudo isso que eu vivi até agora me faz acreditar no poder da superação. Porque com quase 60 anos eu enveredei em um esporte e o corpo respondeu. Explorei os fatores físicos e consigo ver resultados”, comentou Carmem, que segue no esporte por conta dos inúmeros benefícios.

A história de Maria dos Prazeres é bem similar. Há quase quatro anos, quando tinha 55, ela foi diagnosticada com depressão, obesidade, diabetes e problemas na tireoide. Com a ajuda do filho Aldo, profissional de educação física, começou a caminhar. “Peguei gosto pelo negócio e mudei o estilo de vida. Hoje não tomo remédios e consegui controlar todas as taxas por causa da corrida”, revelou Maria, que já completou cinco meias maratonas e correrá a São Silvestre pela primeira vez.

As amigas vão viajar juntas para São Paulo esta semana. A agenda prevê encontros, a prova tão desejada, a festa do Revéillon e a confraternização com as famílias e o grupo de corrida. A São Silvestre será realizada no próximo domingo, em São Paulo, com largada marcada para as 8h20 (horário local).


Veja também