06
jan

Olinda Run 21k abre calendário de corridas de rua

06 / jan
Publicado por Gabriela Máxima às 18:16

Não há tempo para recesso, tampouco para as férias. Isso porque o calendário de corridas da Federação de Atletismo de Pernambuco (Fepa) inicia neste domingo com a primeira edição da Olinda Run 21k. A largada da prova será na Praça do Jacaré, às 6h, e contará com percursos de 5km, 10km e 21km. A organização do evento oferecerá uma festa para os mais de 1.300 mil atletas que vão percorrer as ruas da cidade do Carnaval.

Para os corredores que curtem longa distância, essa é mais uma opção de meia maratona em Pernambuco. Afinal, o Estado é uma potência no pedestrianismo, mas ainda não conta com muitas opções de percursos longos em seu calendário. Provas de 5km e 10km, por outro lado, estão presentes em toda a temporada.

O organizador do evento, Guila Maurício, explicou que a proposta é oferecer uma prova grande que se consolide na programação de Pernambuco. “Pretendíamos abrir o calendário de corridas com um evento no primeiro domingo do ano. Sempre acontecerá dessa forma até se tornar uma tradição”, comentou Guila. Ele contou que antigamente existia a Corrida dos Reis em Olinda, mas o evento foi cancelado deixando um espaço na programação. “Voltamos com tudo para preencher essa lacuna e a intenção é reunir esporte e turismo. Vamos receber corredores do Ceará, Santa Catarina, Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul. Todos vão correr e aproveitar para conhecer a cidade do Carnaval”, argumentou.

Treinador de corrida e atleta amador, Jéfter Campos está se preparando para sua primeira maratona, em junho, e resolveu aproveitar o evento para fazer um treino de luxo. Além de aproveitar percurso e estrutura da prova, ele terá a companhia de outros atletas ao longo dos 21 quilômetros.

“Desde que o evento abriu as inscrições eu programei minha planilha para fazer de 21km nesse final de semana. Vou correr como modelo de prova, não estarei sozinho e pretendo imprimir o ritmo que pretendo fazer a maratona”, revelou o atleta, que também falou sobre sua expectativa para a prova. “Estou com esperança boa. A corrida deve se firmar como forte candidata para entrar no calendário de eventos. Teremos um percurso diferente, com oportunidade de passar pela orla”, concluiu.


Veja também