17
jan

Confira 10 dicas para abandonar o sedentarismo

17 / jan
Publicado por Luana Ponsoni às 16:40

A cada início de ano, milhares de pessoas prometem abandonar o sedentarismo. A maioria, porém, costuma ficar apenas na boa intenção.  Para ajudar a dar uma reviravolta nessa situação, o Blog Vida Fit traz 10 dicas preparadas especialmente pelo professor Cacá Ferreira, da Cia Athletica. Antes de mais nada, é necessário investir no bom e velho check up para entender quais são os limites cardiovasculares e físicos. Essa medida é fundamental para evitar lesões e outras surpresas indesejadas durante os treinos.

Com a liberação médica em mãos, é importante encontrar inspiração para não desistir no meio do processo de adaptação. Para esse fim, as dicas do professor Cacá Ferreira podem ajudar.

CONFIRA 10 DICAS PARA LARGAR O SEDENTARISMO

1.ORGANIZAÇÃO

Exercitar-se é um ato de amor. Não priorize a agenda e sim, agende suas prioridades. Abra sua agenda e coloque nela o dia, hora e as atividades que estão relacionadas com o seu bem-estar, principalmente a hora de dormir, acordar, alimentação e treino.

2.TRACE UM OBJETIVO

Inicie com um objetivo. Comece sempre o programa de treinamento com uma clara visão de onde quer chegar. Dessa forma, todo o esforço fará sentido ao longo do percurso.

3. ESCOLHA UM BOM LOCAL

Comece no local certo. É muito importante observar se o endereço pretendido é próximo da residência ou do trabalho. A presença de professores formados para orientação correta, segurança e estado dos equipamentos, higienização do local e a atmosfera do ambiente de uma maneira geral também são muito importantes.

4. COMPANHIA

Crie sinergia com uma boa companhia. Duas ou mais pessoas juntas costumam conseguir realizar mais atividades, e por maior tempo, do que separadamente. Se bater o desânimo, mas a amiga não deixa de ir treinar, já é um fator de motivação. Ou quando se está no limite físico e o amigo dá aquela força para que o exercício seja concluído.

5. ESCOLHA A ATIVIDADE CERTA

Faça, a si mesmo, três perguntas: Eu gosto dessa atividade? Eu preciso dessa atividade? Eu consigo realizar essa atividade? Para a primeira pergunta, relembre das suas experiências esportivas, atividades ou aquelas que despertam o desejo de praticá-las. Para a segunda, busque se consultar com um médico para realizar uma avaliação clínica detalhada e um avaliador físico para checar suas capacidades físicas. Na última pergunta, peça apoio a um professor de Educação Física. O mais importante é se sentir bem, pois é mais fácil repetir aquilo de que se gosta.

6. FIXE UMA ROTINA

Estipule a frequência semanal se baseando sempre no objetivo a ser alcançado, sua atual condição física e sua disponibilidade de tempo. Não é porque dizem, por exemplo, que o ideal é treinar três vezes por semana que é preciso desistir no caso de indisponibilidade. Se, na sua agenda, só dá para encaixar o exercício duas vezes por semana, ótimo. Melhor um pouco do que nada.

7. DISCIPLINA

A continuidade no treino é fundamental para criar o hábito. Se as faltas começam a acontecer, quando menos se percebe, o projeto de abandonar o sedentarismo já foi abortado. E voltar acaba se tornando um grande desafio.  Outro ponto importante da disciplina é manter o foco nas atividades mais importantes do dia, lembre-se da primeira dica.

8. SUPERAÇÃO

Muitas vezes, estamos sem vontade de treinar. Porém, não se esqueça do seu objetivo. Peça ajuda a sua companhia, solicite ao professor um ajuste de treino/aula, mas vá. Muitas vezes, estamos com um estado de humor negativo, condicionado pelo local que estivemos (casa, trabalho, viagem, entre outros). Essa condição vai mudar automaticamente com o exercício. Depois de 20 minutos, o corpo libera substâncias que relaxam  e melhoram o humor.

9.DIVERSIFIQUE

Um fator muito importante para permanecer em uma rotina de atividade física é variar as aulas/programas. A mudança aumenta o bem-estar psicológico e a resposta ao treinamento. Muitas pessoas desistem de uma atividade por falta de variação. Sem diversificação também não há evolução e esse cenário se torna bastante desestimulante.

10.COMEMORE CONQUISTAS

Ver os resultados da dedicação é sensacional. Comemore as conquistas com as pessoas que estiveram a seu lado nesse processo.  Será um momento de celebração, também importante para reforçar a continuidade do hábito saudável criado.


Veja também