30
jan

Saiba como cuidar da alimentação antes de se jogar na Folia

30 / jan
Publicado por Luana Ponsoni às 17:00

Durante o Carnaval até quem cuida da alimentação costuma sair da linha. Foto: Bobby Fabisak / JC Imagem

Na hora de cair na folia, mesmo quem procura cultivar hábitos saudáveis ao longo do ano costuma quebrar todos os protocolos no que diz respeito à boa alimentação e hidratação. Mas há como fazer escolhas melhores, inclusive, durante dos dias da festa.

Segundo a nutricionista Fabiana Freire, uma dica importante é se alimentar bem antes de sair de casa, ainda no café da manhã. “O folião pode consumir cereais integrais, frutas e adicionar proteínas como ovos e queijos brancos. Um suco desintoxicante e energizante também é interessante”, comentou.

Além disso, é importante evitar alimentos muito pesados e gordurosos, pois retardam o processo de digestão, deixando aquela sensação de estufamento.

O pique os dias de Carnaval pode ser garantido com lanches práticos e nutritivos.  “Uma opção são as barras de cereais, a escolha deve ser por aquelas sem adição de açúcar e xarope, para não ter quedas de energia. Outra alternativa são as frutas frescas ou secas, e sucos naturais”, sugeriu.

De acordo com a especialista, o ideal é se alimentar de duas em duas horas ou, pelo menos, não ficar mais de três horas sem comer.

ÁLCOOL

Em relação às bebidas, a ingestão de água e também de água de coco devem ser prioridade. Águas aromatizadas e sucos de frutas também ajudam a hidratar o corpo. No caso de quem não vai abrir mão do álcool, é preciso lembrar que o consumo nunca deve ser feito de estômago vazio e que é necessário intercalar a ingestão das bebidas alcoólicas com água e lanches.

“Beber em jejum pode causar desconforto, enjôo, tontura, entre outros sintomas e situações desagradáveis como náuseas, vômitos e dores de cabeça”, acrescentou Fabiana Freire.

 


Veja também