02
abr

Os cinco maiores mitos da musculação

02 / abr
Publicado por Luana Ponsoni às 18:28

1-Quanto mais você treina mais você “fica grande”.

Apesar de muitos nutrirem um verdadeiro vício pela musculação, é necessário lembrar que o descanso também é parte primordial do treinamento. Do contrário, ao invés de conquistar o aumento da massa muscular o indivíduo vai acabar queimando massa magra também.

De acordo com os especialistas, não há motivos para exageros se os exercícios forem feitos com a intensidade e cargas adequadas. A depender do programa realizado, podem ser necessárias até 72h de descanso para determinado grupo muscular.

O ideal é sempre trabalhar sob a supervisão ou orientação de um especialista. Apenas o professor de musculação vai saber determinar exatamente quanto tempo será necessário para pegar pesado em determinado treino.

2-Músculo vira gordura caso haja pausa no treino

Uma coisa não tem qualquer ligação com a outra. Enquanto os músculos são compostos por células vivas e construídos por meio de diversos processos metabólicos, a gordura apenas armazena lipídios.

Quando é preciso dar uma pausa no treinamento, o que ocorre é a atrofia dos músculos. Ou seja, acabam encolhendo.

3-Treino Instintivo é sempre melhor

É realizado por alguns competidores de fisiculturismo e parte do princípio que o próprio praticante de musculação deve guiar a intensidade e carga do treino. O fundamental é pegar mais pesado na medida em que o corpo vai respondendo aos estímulos preliminares.

4-Treino feminino diferente do masculino

Exceto no que diz respeito ao ajuste de cargas,  não há qualquer motivo para a prescrição de exercícios ser diferente entre homens e mulheres. O que precisa ser respeitado é o que cada pessoa busca para o seu corpo, independente do sexo.

5-Treino de Bodybuilder vale para todo mundo

Especialmente para quem está começando na musculação, é necessário respeitar o processo de adaptação. Novamente: apenas um professor de musculação saberá dosar os exercícios de modo que a evolução seja conquistada com segurança e sem lesões.


Veja também