10
abr

Musculação: dicas importantes para quem quer começar a praticar

10 / abr
Publicado por Luana Ponsoni às 15:05

Apesar de estar bastante popularizada, a musculação ainda não é praticada por muitas pessoas no Brasil. Aos que estão pensando em experimentar a modalidade de treinamento para abandonar o sedentarismo, existem cuidados e dicas importantes que não podem ser deixados de lado.

  1. Faça a avaliação física

    Apenas um médico pode fazer a avaliação do seu estado de saúde. Exames irão apontar como estão as condições do seu coração, incluindo a frequência cardíaca. A capacidade pulmonar também será verificada, assim como outros aspectos da saúde.

  2. Busque um Educador Físico

    Assim que o médico disser que você está apto a fazer musculação, o próximo passo é procurar um profissional de Educação Física para acompanhar o seu treinamento. Isso é importante para realizar os movimentos corretamente e obter bons resultados.

     3. Escolha um local sério e de referência

Estar em um local de referência e legalizado é essencial para que o treino transcorra em segurança.  Além disso, é importante verificar se o estabelecimento se preocupa com questões como: higiene dos aparelhos e pesos e do ambiente em geral: luminosidade ideal, música em um volume que permita a conversa com o instrutor, além de outros detalhes que façam com que os alunos se sintam bem e confortáveis.

    4. Não esqueça o aquecimento

Aquecer o corpo antes do treino prepara a estrutura para o esforço que está por vir.  No caso da musculação, por exemplo, é fundamental que seja realizado um aquecimento articular antes dos movimentos com carga.
Dessa forma, lembre-se de girar os braços, fazer movimentos com o quadril, além de outros que seu instrutor recomendar. Prática comum também é a execução de 10 minutos de uma atividade aeróbica, seguida de alongamentos.

5. Execute o movimento corretamente

É comum que as pessoas fixem o pensamento no desejo de aumentar a carga e se esqueçam de prestar atenção na realização exata dos movimentos. Acredite, é melhor ter uma execução perfeita a acrescentar mais peso antes da hora. Além de não produzir o resultado que seria proporcionado pelo exercício feito da maneira certa, a sobrecarga, sem acompanhamento, aumenta os riscos de lesão.

 

6. Alimente-se corretamente antes e depois do treino

 

A alimentação correta é muito importante para quem pratica musculação. Isso é necessário para evitar a perda de massa muscular, além de garantir um melhor rendimento durante o treino. Um nutricionista esportivo é o profissional mais indicado para fazer as recomendações nutricionais para cada aluno individualmente.

7. Durma bem

Manter uma rotina de sono regular é fundamental para que os hormônios ajam no aumento, na manutenção ou na diminuição da massa muscular. Quando se dorme pouco, os hormônios atuam de forma a prejudicar os músculos, enfraquecendo-os.


Veja também