15
maio

Conheça os alimentos aliados e inimigos do sono

15 / maio
Publicado por Luana Ponsoni às 14:20

Diferente do que muita gente ainda pode pensar, o descanso é parte primordial do treino. É durante o sono que o corpo se refaz das microlesões no tecido muscular, provocadas pela musculação. Portanto, sem uma boa noite de sono, a aquisição de massa magra fica diretamente comprometida. Um dos motivos que pode estar levando muitos a noites insones é a alimentação inadequada no período da noite. Dietas à base de gorduras, por exemplo, fazem o organismo trabalhar  de forma ainda mais ativa, inclusive ao escurecer, momento em que o corpo deveria estar diminuindo suas atividades.

O QUE NÃO INGERIR ANTES DE DORMIR

Bebidas alcoólicas

Podem até dar a falsa impressão que melhoram o sono. Mas, de acordo com a nutricionista Camila Kümmel, o álcool atua como uma espécie de despertador, já que piora significativamente a qualidade do sono REM, a fase em que se sonha.

Cafés e energéticos

Por serem estimulantes, devem ser evitados ao cair da noite. Os alimentos que aumentam a produção de calor no corpo, como pimentas, também devem ser evitados. É que o corpo vai agir para ‘resfriar’ o organismo no momento em que se deveria estar pegando no sono.

Cereais

Apesar de muitos acreditarem que os cereais são alimentos leves, alguns tipos são ricos em açúcar. O execsso à noite atrapalham o sono profundo. Os ideais para consumir são os extremamente ricos em fibras e pobres em açúcar. Vão bem, inclusive, acompanhados de uma fruta.

Massas

Deve ser evitada em qualquer forma de preparo. Após consumida, vira gordura com a digestão. Esse fato gera incômodo e sensação de peso. Também aumenta os níveis de açúcar no sangue, atrapalhando o sono.

ALIMENTOS ALIADOS DO SONO

Banana, abacate e leite

São fontes de triptofano, substância que ajuda na liberação da melatonina, o hormônio do sono.

Salmão

Os ácidos-graxos ômega 3 possuem propriedades anti-inflamatórias que ajudam a atenuar o estresse que atrapalho o sono. Outras boas opções são a sardinha e o atum.

Aveia

É um dos poucos cereais que contém melatonina melatonina, o hormônio do sono. Também tem um teor nutricional relevante que evita os picos de glicose durante a noite.

Couve

Rico em magnésio, ajuda no relaxamento e faz o corpo se livrar das tensões do dia.


Veja também