publicidade
16
maio

Com poucas vendas, construtora comemora redução nos distratos

16 / maio
Publicado por Leonardo Spinelli às 18:02

RioMar Casa está aberto ao público até o dia 31 de maio, das 16h às 20h, no piso L3 do shopping no Pina. Foto: Heudes Régis / JC Imagem

Com a atividade da indústria da construção ainda em queda, mesmo com um recuo menos intenso, a indústria da construção no Estado ainda sofre pela demanda pequena, fator que é considerado hoje pelo setor como o seu maior problema. No mercado imobiliário, isso se reflete no baixo índice de vendas de imóveis novos ou prontos para morar. Até fevereiro, o Índice de Velocidade de Vendas (IVV) das construtoras de imóveis no Recife estava em 2,7%, sem contar os produtos populares do Minha Casa Minha Vida, um percentual abaixo da média dos últimos 12 meses de 4,31%.

Neste cenário desafiador e com uma eleição pela frente, até mesmo as grandes do setor no Estado, como a QGDI, não têm planos de lançar nada novo até o final do ano. Com 20 produtos que teimam em permanecer na prateleira, a companhia comemora, pelo menos, a queda nos chamados distratos, quando um comprador desiste da compra, gerando passivo para a empresa.  “Reduzimos o volume de distratos em 60% e já registramos venda líquida positiva”, diz o diretor regional da QGDI Múcio Souto. Venda líquida é o que resta das vendas descontados os distratos.

O departamento de marketing da companhia se desdobra para atrair a clientela com eventos a cada final de semana. Neste próximo, por exemplo, a partir da sexta (18), o grupo fará uma degustação de produtos do supermercado Perini com os seus clientes, além de promover palestra com o arquiteto Carlos Fernando Pontual no sábado. A movimentação acontece na Mostra RioMar Casa que reúne no shopping as ambientações dos arquitetos badalados do mercado local.

“A mecânica da venda mudou. Antes investíamos em estandes de vendas, mas agora procuramos gerar lead, nas redes sociais e interação com o cliente”, explica a  superintendente Comercial e de Marketing da companhia, Carol Boxwell. Ela ainda prevê que os próximos lançamentos, assim que ocorrerem, também terão uma abordagem diferente, na linha do menos é mais. “Os empreendimentos terão um perfil mais enxuto”, diz, referindo-se a itens na entrega que terão uma readequação nos custos para, justamente, entregar um produto mais em conta.

A palestra do arquiteto Carlos Fernando Pontual, aliás, promete ser um show à parte, a partir das 19h do sábado (19). Com mais de 50 anos de mercado, o profissional vai falar sobre sua visão da arquitetura comercial pernambucana e questões mais profundas da relação da profissão com o ambiente, como a questão do aculturamento e apropriação das obras de engenharia residencial pela cidade.  

O RioMar Casa está aberto ao público até o dia 31 de maio, das 16h às 20h, no piso L3 do Shopping RioMar e apresenta gratuitamente 40 ambientes aos seus visitantes, refletindo a casa urbana. O tema deste ano é Viva a Experiência – A Essência da Arquitetura e da Decoração é Transformar Espaços para o Conforto e o Bem Estar das Pessoas. Entre os autores dos ambientes está o arquiteto Romero Duarte, que projetou a “Cozinha Show com Jantar e Estar Integrados” com material da Todeschini. A proposta é voltada para aqueles que desejam receber amigos e família com conforto integrado ao design e à natureza.


Veja também