ASTRONOMIA

Grupo com astrofísico pernambucano cria mapa mais nítido do céu baseado em raios gama

Para construir o mapa, os pesquisadores se guiaram pelos raios gamas, um tipo de radiação eletromagnética de alta frequência que pode ser produzido em fenômenos astrofísicos

Imagem do autor
Cadastrado por

Vanessa Moura

Publicado em 11/08/2021 às 13:00
Notícia
X

Já pensou em mapear o céu? Foi isso que quatro astrofísicos, dentre eles um pernambucano, do Grupo de Buracos Negros da Universidade de São Paulo (USP) fizeram, com a ajuda de dados do Telescópio Espacial Fermi, da Nasa.

Para construir o mapa, os pesquisadores se guiaram pelos raios gamas, um tipo de radiação eletromagnética de alta frequência que pode ser produzido em fenômenos astrofísicos. A partir disso, atribuíram cores específicas aos locais com diferentes níveis de radiação gama e puderam mapear as fontes mais e menos energéticas do céu.

"É comum, quando o estudante está aprendendo a reduzir dados de raios gamas, que eles construam mapas do céu em raios gama. Esses mapas são chamados de mapas de contagem, que é quando você observa uma região do céu e conta fóton por fóton que chegou ali, onde cada elemento da matriz vai ter um certo número de fótons. Quanto mais fótons em cada elemento, mais brilhante é aquele elemento, formando uma imagem final. É similar a um JPEG ou um PNG", explica o cientista pernambucano Raniere Menezes, um dos criadores do mapa.

Cortesia
Astrônomo pernambucano Raniere Menezes - Cortesia

Raniere graduou-se em física na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e fez mestrado e doutorado em astronomia na USP. Foi na Universidade de São Paulo que ele realizou o mapeamento do céu, durante treinamento dos mestrandos Lucas Siconato e Douglas Carlos. 

Cortesia
Aluno de mestrado Douglas Siconato - Cortesia
Cortesia
Aluno de mestrado Douglas Carlos - Cortesia

"Quando fui ajudar esses estudantes no treinamento, propus a ideia da gente mapear o céu inteiro e dividir em bandas de energia. Um aluno mapeou a energia mais baixa, outro as energias intermediárias e eu mapeei as energias mais altas. Para cada banda de energia a gente associou uma cor. E, assim, tentamos gerar uma imagem com as cores do ótico num comprimento de onda que à princípio é invisível ao olho humano", revelou.

No mapa, as regiões mais avermelhadas apontam os locais de menor radiação, enquanto as esverdeadas apontam energias intermediárias e as azuladas as regiões mais energéticas. Em termos de energia, a radiação que o o olho humano consegue enxergar é de 1 elétron volt, enquanto a radiação observada pelo mapa, em sua faixa mais baixa, é de 100 milhões a um bilhão de elétron volts. 

Veja o mapa:

Cortesia/Raniere Menezes
Mapa do céu desenvolvido pelos pesquisadores - Cortesia/Raniere Menezes

"A faixa mais baixa que conseguimos mapear já é de 100 milhões a um bilhão mais alta do que a que o ser humano consegue enxergar. A de energia intermediária vai de um bilhão a 10 bilhões e a de energia mais alta vai de 10 bilhões até um trilhão de elétron volts", afirmou o cientista. 

A construção do mapa, apesar de parecer complicada, foi rápida e durou cerca de uma semana. O passo mais demorado do processo, porém, foi a coleta de dados do céu, realizada com o Telescópio Espacial Fermi, que durou pouco mais de 12 anos de observações. Essa etapa foi realizada por uma equipe de cientistas e engenheiros da NASA e todos os dados obtidos foram publicados na Internet.

"Qualquer um que souber como usá-los, consegue fazer o download dos dados. Já as técnicas de redução e análise desses dados são um pouco mais complicadas e exigem uma boa experiência acadêmica", disse o pesquisador.

O trabalho, que é liderado pelo professor Rodrigo Nemmen, do IAG-USP, teve financiamento da FAPESP, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e uma bolsa de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Além disso, o mapa foi publicado no Astronomy Picture of the Day, website da Nasa.

Cortesia
Professor Rodrigo Nemmen - Cortesia

Tags

Autor