Projeto Parque Capibarib

Jardim do Baobá leva dezenas de pessoas à beira do Capibaribe neste domingo

Espaço foi entregue à população nesta manhã. Programação segue até as 17h

Renata Monteiro
Cadastrado por
Renata Monteiro
Publicado em 11/09/2016 às 13:41
Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
FOTO: Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
Leitura:

Na manhã deste domingo (11), mesmo com o céu encoberto por nuvens, dezenas de famílias foram conferir a entrega oficial do Jardim do Baobá, situado entre as Ruas Madre Loyola e Antônio Celso Uchôa Cavalcanti, por trás da antiga estação Ponte D’Uchôa, no bairro das Graças, Zona Norte da capital. Até as 17h, diversas atividades culturais, artísticas e esportivas serão realizadas no espaço de 2.200 m², que possui mesa coletiva de 10,5 metros para piqueniques, três balanços-escultura e até um píer flutuante.

O Jardim do Baobá é o primeiro trecho do Projeto Parque Capibaribe, fruto de uma parceria entre a Prefeitura do Recife e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) que prevê intervenções ao longo de 30 quilômetros de margens do rio. O edital para a execução da próxima fase do projeto, na Avenida Beira-Rio, deve sair entre o final de setembro e o começo de outubro, segundo Inamara Mélo, secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife. 

“Há ainda um terceiro trecho, na Capunga, que está sendo negociado com a iniciativa privada, e uma perspectiva de financiamento junto ao Banco Mundial para a execução de outra parte do projeto até o ano que vem”, explicou a secretária.

Ainda segundo Mélo, o objetivo do executivo municipal é trabalhar para que a relação do recifense com o Capibaribe seja modificada. “Este jardim é o marco inicial do que a gente quer para a cidade até 2037. É um projeto a longo prazo e queremos mostrar à população que nós temos um patrimônio natural e que podemos nos voltar e cuidar mais dele, reconectar a cidade ao nosso rio, ao nosso cartão-postal”, concluiu.

Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
O Jardim do Baobá, nas Graças, Zona Norte do Recife, foi entregue à população neste domingo (11/9) - Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
O espaço tem 2.200 m² e faz parte do projeto Parque Capibaribe - Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
O projeto Parque Capibaribe prevê intervenções nas duas margens do rio, da Várzea ao Centro - Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
O baobá, localizado à margem do Rio Capibaribe, é uma árvore tombada do Recife - Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
Outra atração do parque são os balanços, disponíveis também para os adultos - Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
O local dispõe de mesa de piquenique com 10,5 metros - Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
O píer abre uma janela para contemplação do Rio Capibaribe - Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
Para marcar a inauguração, diversas atividades culturais foram promovidas para os visitantes - Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem

Apesar de já estar aberto ao público, o Jardim do Baobá ainda necessita de pequenos ajustes para ser considerado pronto. De acordo com a prefeitura, o revestimento em madeira do píer - feito sob encomenda e aguardando entrega - e parte da iluminação do local ainda precisam ser instalados, mas nada que impossibilite a utilização dos equipamentos já disponíveis.

A administradora Roberta Monteiro, 35 anos, levou a filha Lara, de um ano e nove meses, para conhecer o local e aprovou o que viu por lá. “Apesar de vivermos em uma cidade banhada por rios, uma proposta como a desse jardim é muito inovadora, pois o Recife cresceu de costas para o Capibaribe. Estou encantada com o espaço. Liguei para a minha mãe e disse ‘mãe, nem parece que estamos no Brasil’”, comentou.

O geólogo Ricardo Maranhão, 73, que brincava com o neto Lucas, de 2 anos, elogiou a estrutura do jardim, mas cobrou alguns ajustes à prefeitura. “É a primeira vez que venho e estou achando o local muito agradável. As únicas coisas que precisam melhorar é a descida para o píer, que deveria ser de um material antiderrapante, e a área perto do baobá, que está com um acúmulo grande de lama e pode acabar causando um acidente”, sugeriu.

Últimas notícias