ASTRONOMIA

Chuva de meteoros derivados do cometa Halley poderá ser vista em Pernambuco

A terra irá passar, na madrugada deste sábado, no mesmo local onde passou o cometa Halley

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 05/05/2017 às 17:53
Foto: Reprodução
O fenômeno acontece todas as vezes que a terra passa no mesmo local onde passou o cometa Halley - FOTO: Foto: Reprodução
Leitura:

Por volta das 2h deste sábado (5), os pernambucanos que estiverem atentos ao céu poderão avistar a chuva de meteoros derivada do cometa Halley. O fenômeno, Eta Aquarids, é uma das três maiores chuvas de meteoros do ano e fica perto da constelação de Aquário. Quem estiver no Agreste ou Sertão do Estado, poderá ver ainda melhor a chuva de meteoros por conta da pouca luminosidade.

De acordo com o astrônomo James Solon, do Grupo de Astronomia de Pernambuco, no locais com pouquíssima luminosidade, a previsão é de que 40 a 60 meteoros por hora sejam observados a olho nu. " Para não perder a chuva de meteoros, é preciso que as pessoas fiquem atentas durante a madrugada, com o olhar voltado para o Leste, onde nasce o sol. Desta vez, a chuva será ainda mais visível por conta do horário, sem interferência da lua", explica.

Raridade

A terra irá passar, na madrugada deste sábado, no mesmo local onde passou o cometa Halley. No caminho, irá se chocar com os detritos, fragmentos do cometa, gelo e rochas. Isso provocará a chuva de meteoros. O cometa Halley foi descoberto em 1705 por Edmund Halley. É provavelmente o cometa mais famoso do mundo, pois tem sido observado há milênios. Há registros dele em tapeçarias de 1066.

Últimas notícias