ENSINO

Alunos surdos do Recife ganham salas de aula bilíngue

Cem alunos surdos da rede municipal de ensino do Recife serão beneficiados. Eles aprenderão português, Libras e demais disciplinas

Da editoria de Cidades
Cadastrado por
Da editoria de Cidades
Publicado em 17/03/2015 às 20:40
Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
Cem alunos surdos da rede municipal de ensino do Recife serão beneficiados. Eles aprenderão português, Libras e demais disciplinas - FOTO: Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
Leitura:

Os cem surdos matriculados na rede municipal de ensino do Recife ganharam ajuda no aprendizado. A prefeitura implantou salas bilíngues que vão dispor de professores fluentes na língua brasileira de sinais (Libras) e recursos visuais, como cartazes e vídeos. Nesta terça-feira, a prefeitura inaugurou as quatro salas da Escola Municipal Padre Antônio Henrique, no Derby, área central.

Os equipamentos foram instalados em sete escolas municipais, localizadas nos bairros de Casa Amarela e Campo Grande, na Zona Norte; Boa Viagem, Zona Sul; Estância, UR-2/Ibura e Várzea, na Zona Oeste, além do Derby. Todas já estão funcionando. No total, são dezessete turmas formadas por alunos do ensino fundamental I e II e do Ensino de Jovens e Adultos (EJA).

Com o ensino exclusivo, a metodologia mudará para facilitar o aprendizado. Libras será ensinada como o primeiro idioma. O português, a segunda língua, contemplará a modalidade escrita das diversas áreas do conhecimento.

“Muitos estudantes com deficiência tinham baixo desempenho porque não entendiam o que o professor falava. Com o ensino especializado e as novas ferramentas, será mais fácil. Eles vão aprender não só a linguagem dos sinais, mas também história, geografia e outras disciplinas”, explica o secretário de Educação municipal, Jorge Vieira.

Professores, familiares e jovens beneficiados comemoraram a iniciativa. Na cerimônia de inauguração das salas da Escola Municipal Padre Antônio Henrique - que atenderá 50% do público alvo -, os estudantes encenaram uma peça. Na unidade, as salas têm cartazes do alfabeto em Libras colados nas paredes.

Leia mais na edição desta quarta-feira (18) do Jornal do Commercio... 

Últimas notícias