EXPERIMENTO

Estudantes são convidados a desvendar crime no Espaço Ciência

Atividade é promovida em parceria com a UFRPE e tem o objetivo de mostrar a aplicação da química forense

Da editoria de Cidades
Cadastrado por
Da editoria de Cidades
Publicado em 03/05/2015 às 9:00
Foto: Espaço Ciência/Divulgação
Atividade é promovida em parceria com a UFRPE e tem o objetivo de mostrar a aplicação da química forense - FOTO: Foto: Espaço Ciência/Divulgação
Leitura:

Estudantes do ensino médio vão se transformar em peritos em cenas de crimes fictícias para aprender sobre química forense. A proposta é da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), que montou um laboratório especial no Espaço Ciência, no Complexo de Salgadinho, entre Recife e Olinda, para mostrar aos adolescentes como funciona o trabalho do investigador, misturando diversão e educação. 

Inspirado no seriado CSI (Crime Scene Investigation), a atividade faz parte do projeto de extensão da UFRPE “A química forense como ambiente interativo e de contextualização do ensino de química no ensino médio”. Os alunos vão ter que descobrir a verdade por trás da morte de uma mulher (representada por um boneco) no Espaço Ciência, que apresenta marcas de tiros e está segurando uma pistola e drogas.

“Há muita curiosidade sobre esta área, pouco explorada. Agora, os jovens vão poder participar diretamente da investigação, realizando experimentos e questionamentos. Eles aprenderão sobre reações químicas e as aplicações da matéria no campo forense. Utilizamos as mesmas técnicas de investigação do CSI, só que com materiais mais baratos e acessíveis. Os monitores do espaço e um bolsista vão ajudar”, explica a coordenadora do projeto, Maria José Silgueiras Gomes. 

Entre os experimentos realizados, estão a identificação de impressões digitais em cartas de suicídio, teste para identificar se há pólvora nas mãos do boneco e a análise de um fármaco semelhante a cocaína presente no local do crime. A história da morte mudará, mas as suspeitas passam por suicídio, crime passional ou envolvimento com tráfico de drogas. Caberá aos estudantes descobrir o que aconteceu. 

A atividade dura 40 minutos e acontecerá de segunda a quinta, nos turnos da manhã e da tarde até dezembro, no laboratório de química do Espaço Ciência. Os interessados deverão agendar visita no (81) 3183-5531.

Últimas notícias