Educação

Escolas de Jaboatão terão sistema de reconhecimento facial dos alunos

Projeto pioneiro será implantado, inicialmente, em cinco colégios e vai atender 2,5 mil estudantes

Da editoria de Cidades
Cadastrado por
Da editoria de Cidades
Publicado em 17/04/2017 às 17:03
Diego Nigro/JC Imagem
Projeto pioneiro será implantado, inicialmente, em cinco colégios e vai atender 2,5 mil estudantes - FOTO: Diego Nigro/JC Imagem
Leitura:

Cinco escolas da rede municipal de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife, vão adotar um sistema de controle de frequência dos alunos por meio de reconhecimento facial. A experiência, pioneira no Estado, começa a funcionar nesta terça-feira (18). O sistema vai ser apresentado à imprensa, a partir das 7h30, na Escola Paulo Menelau, localizada na Rua Sete de Setembro, no bairro de Vila Sotave.


Inicialmente, o reconhecimento facial vai atender cerca de 2,5 mil alunos. A ideia, de acordo com a Secretaria Municipal de Educação, é que, todas as 138 escolas da rede passem, progressivamente, a adotar o sistema. A secretaria, no entanto, informou que não há ainda cronograma para essa implantação.

O sistema funciona da seguinte forma: cada estudante é cadastrado com foto e número de telefone celular dos pais ou responsáveis. Assim que entra na unidade escolar, o aluno se aproxima do aparelho, tem o rosto reconhecido por sensores tridimensionais e sua presença é automaticamente registrada.

Após tolerância de meia hora, caso o estudante não compareça, o sistema envia, automaticamente, alerta aos pais/responsáveis via mensagem (SMS).

Segundo a Secretaria de Educação, com o novo sistema de tecnologia, os professores ganharão mais tempo para ensinar, uma vez que não precisarão fazer a chamada oral, que, em média, consome 15 minutos do tempo de aula.

PROJETO PILOTO NO RECIFE

No final de 2015, a rede muncipal de educação do Recife instalou o sistema, de forma piloto, na Escola Pedro Augusto, no bairro da Boa Vista, na região central da cidade. Após meses de utilização do sistema, a experiência ficou restrita à unidade de ensino. Apesar de declarações prestadas na época de que haveria uma intenção de ampliar para outras escolas da rede, a iniciativa não foi adiante.

Últimas notícias