EDUCAÇÃO

JC e Colégio Santa Maria iniciam cobertura do Enem e vestibulares

A partir da próxima semana, além de reportagens sobre o Enem, retornarão o Blog do Fera e o Zap do Fera

Da editoria de Cidades
Cadastrado por
Da editoria de Cidades
Publicado em 02/09/2018 às 8:14
Foto: Filipe Ribeiro /  JC Imagem
A partir da próxima semana, além de reportagens sobre o Enem, retornarão o Blog do Fera e o Zap do Fera - FOTO: Foto: Filipe Ribeiro / JC Imagem
Leitura:

A dois meses para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) – as provas serão realizadas em 4 e 11 de novembro – o Jornal do Commercio dá a largada para mais uma ampla cobertura sobre a avaliação e outros importantes vestibulares do Estado. A partir do próximo domingo, reportagens abordarão dicas de revisões, temas para redação, regras dos concursos, concorrência e demais assuntos que interessam aos feras e suas famílias. Pelo quinto ano, o Colégio Santa Maria, conceituada escola do Recife, será parceira do
JC.

O Enem completa duas décadas este ano e se tornou, desde 2009, uma das maiores avaliações do planeta. Com a nota, os estudantes podem disputar vagas de graduações em mais de 130 universidades públicas brasileiras, a maioria federais, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A próxima edição terá 5,51 milhões de inscritos. Em Pernambuco haverá 307.317 participantes. É o sexto Estado com mais candidatos. A menor participação, no País, será no Acre (38.349 feras) e a maior em São Paulo (937.329).

Sucesso ano passado, o Zap do Fera volta a ser um dos canais de comunicação, aumentando as possibilidades de manter os vestibulandos bem-informados. Regularmente serão enviadas notícias para quem adicionar o número (81) 99174-8593 aos seus contatos. É necessário também acessar o link e preencher cadastro com nome, telefone e e-mail.

O Blog do Fera, escrito pela repórter Margarida Azevedo, também será retomado a partir da quarta-feira da próxima semana, dia 12, mesma data em que o Zap do Fera vai ser reativado. “Com uma geração cada vez mais tecnológica e antenada em redes sociais, é essencial que o Jornal do Commercio utilize linguagens e meios que dialoguem com os jovens. Preservando, sempre, a seriedade com a notícia”, observa o diretor de Redação do JC, Laurindo Ferreira.

“O JC e o Santa Maria são duas grandes marcas, comprometidos com uma educação de qualidade no nosso País. Será, mais uma vez, uma parceria exitosa, em que todos saem ganhando. Nossos alunos e todos os demais jovens que estão se preparando para o Enem”, destaca a diretora do Colégio Santa Maria, Rosa Amélia Muniz.

Ela diz que o corpo docente, formado por professores muito qualificados, estará a disposição como fonte de entrevistas das matérias que serão publicadas no jornal. “O JC entra com credibilidade e o colégio com a experiência em aprovar tantos estudantes nas melhores universidades de Pernambuco e de fora também”, diz a diretora do Santa Maria. Como exemplo, cita o aluno Pedro Tenório Lemos, que acabou de ser aprovado em 3º lugar no curso de aviação da Academia da Força Aérea (AFA).

Também a partir da semana que vem, sempre às segundas-feiras, às 19h, haverá o Papo do Fera, transmitido pela TV JC e pelo Facebook e YouTube do Jornal do Commercio. Margarida Azevedo vai conduzir a bate-papo, que terá versões ao vivo ou previamente gravadas com docentes do Santa Maria. A ideia é reforçar o conteúdo da reportagem que foi publicada no domingo anterior à exibição do programa.

TECNOLOGIA

Sem perder o foco na formação cidadã, ética e humanitária dos seus alunos, o Colégio Santa Maria vai investir, ainda mais, em atividades tecnológicas a partir do próximo ano. Uma das novidades será a inauguração do espaço tecnológico, em parceria com o Google School. Outra será a oferta de vídeo-aulas de professores da unidade de ensino, com gravações realizadas num estúdio montado exclusivamente para a atividade.

“Vamos estrear a sala maker. Para que nossos alunos do ensino fundamental coloquem a mão na massa, trabalhem em equipe e tomem decisões, ampliem o olhar crítico, saibam se relacionar, vençam desafios”, explica a diretora da escola, Rosa Amélia Muniz. Aliado a isso está a ênfase no empreendendorismo. “Temos no colégio uma vocação muito forte, pois muitos pais dos alunos são empreendedores”, diz a diretora.

Rosa Amélia destaca que países que investiram fortemente em educação, como Finlândia, Japão e Cingapura, obtiveram ganhos na economia e no desenvolvimento social. “Somente através da educação podemos mudar o Brasil. É uma bandeira de sucesso já demonstrada por outros países. O governo precisa investir em educação de qualidade para todas as classes sociais”, complementa.

Uma novidade implementada mês passado e que agradou bastante o corpo discente foi a sandbox, ferramenta tecnológica que utiliza sensores e foi criada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos. Por meio dela, as aulas de geografia se tornaram mais atraentes. “É muito legal. A aula fica mais divertida e mais fácil”, diz Julia Lapenda, 11 anos, aluna do 6º ano.

Sucesso este ano, a expedição de estudantes para a Agência Espacial Americana (Nasa) deve se repetir em 2019. No último mês de julho, 22 adolescentes do 9º ano do ensino fundamental, 1º e 2º anos do ensino médio fizeram uma imersão de 10 dias na entidade dos Estados Unidos. Uma das equipes ganhou 1º lugar e outra 3º lugar em duas das competições promovidas durante o curso.

PRÉ-MATRÍCULA

O Colégio Santa Maria já está recebendo famílias que queiram conhecer a escola e fazer a pré-matrícula para 2019. Além da unidade em Boa Viagem, Zona Sul do Recife, há uma outra na Reserva do Paiva, no Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife.

 

Últimas notícias