Trânsito

CTTU vai adotar sistema de fiscalização eletrônica móvel

Com um veículo equipado com radar, o novo sistema vai atuar de forma preventiva para diminuir os índices de acidentes por excesso de velocidade

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 22/03/2012 às 9:43
foto: Milton Raulino / Especial para o JC
Com um veículo equipado com radar, o novo sistema vai atuar de forma preventiva para diminuir os índices de acidentes por excesso de velocidade - FOTO: foto: Milton Raulino / Especial para o JC
Leitura:

Motoristas que circulam pelo Recife devem ficar atentos a uma nova modalidade de fiscalização eletrônica. A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) coloca em funcionamento, nesta quinta-feira (22), um modelo de fiscalização eletrônica itinerante. Trata-se de um carro atrelado a um radar que vai circular diariamente e medir a velocidade de carros e motos nas principais ruas da cidade, especialmente as com grande fluxo.

A viatura funciona no sistema de blitz e tem funcionamento semelhante ao de uma lombada eletrônica. Caso algum veículo esteja trafegando acima da velocidade permitida na via onde se encontra o radar, será multado. A fiscalização começa hoje a partir das 9h no Cais José Estelita.

A tecnologia funciona através da leitura automática de placas que registra automaticamente a infração. O recurso também permite que o equipamento verifique a situação de carros roubados, procurados e também se existem pendências administrativas. Por isso, o veículo-radar será acompanhado por uma blitz normal, posicionada alguns metros depois. "Caso haja a necessidade de pararmos algum carro, como, por exemplo, se encontrarmos um veículo roubado, os agentes de trânsito entram em ação. Mas se for apenas excesso de velocidade a multa chega em casa normalmente, como a autuação de lombada eletrônica", explicou o gerente de fiscalização eletrônica da CTTU, Marcos Araújo.

» Confira entrevista com Marcos Araújo sobre a fiscalização intinerante:

O veículo terá ainda uma câmera de monitoramento acoplada que irá transmitir em tempo real as imagens de onde estiver para a Central de Monitoramento da CTTU. Outra funcionalidade do carro é um painel de LED que será utilizado para alertar os condutores sobre situações e ocorrências relativas a intervenções emergenciais no trânsito, como acidentes à frente, desvios, reduzir a velocidade por conta de pista molhada, entre outras mensagens.

De acordo com a presidente da CTTU, Maria de Pompéia, o principal motivo da nova fiscalização é a prevenção. “No Recife, o limite máximo de velocidade nos principais corredores é de até 60km/h. Só em 2011, foram registrados 1.668 colisões e atropelamentos, deixando 2.183 pessoas feridas e 50 vítimas fatais, apenas nas ruas do Recife. Muitas dessas ocorrências são resultantes do excesso de velocidade que os motoristas insistem em praticar”, afirma Pompéia.

Últimas notícias