religião

Via-sacra pelas ruas do Centro do Recife

Religiosos se reuniram no Pátio de São Pedro e partiram em direção à Basílica do Carmo, onde Dom Fernando Saburido celebra missa às 11h

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 27/03/2013 às 4:50
Foto: Rodrigo Lôbo / Jc Imagem
Religiosos se reuniram no Pátio de São Pedro e partiram em direção à Basílica do Carmo, onde Dom Fernando Saburido celebra missa às 11h - FOTO: Foto: Rodrigo Lôbo / Jc Imagem
Leitura:

Atualizada às 9h29

A celebração da via-sacra levou centenas de fiéis pernambucanos para as ruas do Bairro de Santo Antônio, no Centro do Recife, na manhã desta quarta-feira. O evento chega a sua 14ª edição com o tema Juventude e fraternidade, em sintonia com a Campanha da Fraternidade da Igreja Católica. A concentração começou às 6h no Pátio de São Pedro. Agora os fiéis caminham pelo centro do Recife em direção à Basílica do Carmo.

"Este é um gesto missionário para lembrar a população que esta é uma Semana Santa. Estamos celebrando mistérios importantes da nossa fé: a paixão, a morte e a ressurreição de Cristo", afirmou o padre João Carlos Ribeiro, que participa da caminhada nesta quarta. Os fiéis partiram do Pátio de São Pedro às 8h, em caminhada de meditação e reza pelas ruas do bairro de Santo Antônio. Eles seguem carregando uma cruz para relembrar a Paixão de Cristo.

“Durante o percurso, paramos 14 vezes para refletir sobre os momentos da Paixão e morte de Jesus Cristo. Como este é o ano da juventude, a caminhada vai ser marcada pela presença de jovens estudantes de colégios católicos. Até a quinta parada, serão eles que levarão a cruz. Depois, o objeto deve ser carregado por outros grupos, como viúvas, desempregados e idosos”, explica Paulo Lemos, coordenador da Associação Missionária Amanhecer (AMA), organizadora do evento.

As paradas serão realizadas em pontos históricos do Bairro de Santo Antônio, como as ruas Frei Caneca, da Concórdia e Nova. No fim da caminhada, a romaria chega à Basílica do Carmo, por volta das 11h. Lá, o arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, celebrará uma missa.

A Via-Sacra também é oportunidade para a população contribuir com doações aos sertanejos prejudicados pela seca. Um posto de coleta de donativos foi montado no Pátio de São Pedro. Após a caminhada, alimentos não perecíveis ainda podem ser entregues no Pátio do Carmo. Este ano é considerado o ano da juventude e é visto pelos católicos como o momento de voltar o olhar para a face jovem de Cristo, de perceber as necessidades da juventude para ajudá-la a construir um mundo mais justo.

Últimas notícias