olinda

População aprova novo projeto do Mercado Eufrásio Barbosa

Mercado terá mais espaço para comércio e serviços

Da editoria de Cidades
Cadastrado por
Da editoria de Cidades
Publicado em 22/08/2013 às 22:51
Foto: Michele Souza/JC Imagem
Mercado terá mais espaço para comércio e serviços - FOTO: Foto: Michele Souza/JC Imagem
Leitura:

Moradores de Olinda e prefeitura chegaram a um consenso sobre a reforma do Mercado Eufrásio Barbosa, no Varadouro. Em audiência pública realizada nessa quinta-feira, na Secretaria de Educação do município, representantes da sociedade civil, autoridades e população aprovaram as mudanças no projeto da prefeitura, que inclui a reorganização de algumas áreas para dar mais espaço ao setor de comércio e serviços. 

O próximo passo, de acordo com a administração, é entregar o projeto para avaliação final do Conselho de Preservação. Satisfeito com as mudanças, o coordenador de planejamento da Sociedade Olindense de Defesa da Cidade Alta (Sodeca), Edmilson Cordeiro, comemora e explica que o acordo entre as partes é uma vitória da população. “Os olindenses agora vão ter um lugar com feira organizada, artesanato, gastronomia regional, bares e manifestações culturais”, acredita. 

Cordeiro disse que o projeto anterior não atendia as necessidades da população. “A prefeitura queria tornar o espaço em algo parecido com um museu e isso descaracterizaria o mercado. Pedimos mais feiras, comércio, presença de artesões e nos atenderam.” A secretária executiva de patrimônio da cidade, Cláudia Rodrigues, informou que o novo projeto será encaminhado ainda nesta sexta ao Conselho de Preservação. Se for aprovado, será entregue ao Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur). 

“Amanhã (nesta sexta-feira) é o nosso último dia para entregar o projeto. Graças a todos, conseguimos”, declarou. Para receber a verba de R$ 11 milhões do BID para a obra, a prefeitura precisava do aval popular e do Conselho. 

Últimas notícias