exército

Cremepe irá investigar possível negligência médica na morte do soldado

Família diz que o EB foi negligente no tratamento dado ao soldado Arruda, que morreu de hemorragia interna

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 17/04/2014 às 11:46
Leitura:

O Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) informou nesta quinta-feira (17) que vai abrir sindicância para investigar a morte do soldado do Exército Brasileiro (EB) na última segunda-feira. Victor Fernandes de Arruda, de 19 anos, sofreu um acidente a uma semana atrás, durante treinamento militar. A família diz que o EB foi negligente no tratamento dado ao soldado, que faleceu de hemorragia interna.

Apesar de ser pouco previsível, o Cremepe acredita que a investigação será concluída em seis meses. Nesse período, conselho irá ouvir familiares de Victor, médicos que o atenderam, profissionais ligados a ele, analisar documentos, entre outros trâmites.

Geralmente, o conselho pode ser provocado a abrir uma sindicândia por duas situações. Em uma, a família do paciente ou o próprio paciente fazem denúncia ao Cremepe. No caso de Victor, a investigação foi motivada pela repercussão dada pela imprensa.

Na quinta-feira (10), o militar fazia um treinamento em Aldeia, na Região Metropolitana do Recife, quando caiu de uma altura de seis metros. O jovem veio a falecer na segunda-feira (14) no Hospital Esperança após três atendimentos no Hospital Militar da Área do Recife (HMAR).

Os familiares do soldado Arruda disseram que a médica do HMAR subestimou a gravidade do caso, alegando que as dores sentidas por Victor eram fruto de "nervosismo ou brincadeira". "A médica receitou um relaxante muscular e mandou ele de volta pra casa", contou a tia do jovem, Edileuza Brito.

Em nota, o Exército se limitou a relatar o tratamento dado, sem se aprofundar nas circustâncias em que Victor foi atendido. A instituição militar também se comprometeu a instaurar um inquérito para apurar os detalhes do caso.

Últimas notícias