OLINDA

Garis recolhem 21 toneladas de lixo em Del Chifre nesta sexta-feira

A Prefeitura de Olinda prometeu limpeza semanal na praia marcada pela sujeira há quase uma década.

Maria Regina Jardim
Cadastrado por
Maria Regina Jardim
Publicado em 21/08/2015 às 18:32
Foto: Edmar Melo/JC Imagem
A Prefeitura de Olinda prometeu limpeza semanal na praia marcada pela sujeira há quase uma década. - FOTO: Foto: Edmar Melo/JC Imagem
Leitura:

A Prefeitura de Olinda, no Grande Recife, realizou nesta sexta-feira (21) uma coleta de resíduos na praia Del Chifre, localizada no limite com a capital pernambucana. O resultado: cerca de 21 toneladas de lixo recolhidas, das 8h às 15h, por uma equipe de 30 garis e oito guardas municipais. No início da semana, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) notificou a gestão exigindo a limpeza imediata do trecho de aproximadamente 2,8 quilômetros da orla.

A prefeitura informou que, a partir de agora, o serviço será realizado semanalmente, às sextas-feiras. A praia recebe os detritos do Rio Beberibe e do movimento das marés, que joga a sujeira produzida em bairros do Recife e presente nos rios Capibaribe e Pina no lugar.

De acordo com o secretário municipal de Serviços Públicos, Manoel Sátiro, o trabalho já estava previsto para acontecer e não foi influenciado pela recomendação do MPPE. "Só recebemos o documento ontem à tarde, quando a operação já tinha sido iniciada", revelou. "E recolhemos 90% do lixo existente na praia", completou. O resto deverá ser removido neste sábado (22), a partir das 8h.

Del Chifre oferece vista para o Sítio Histórico do município e para o Recife Antigo. É a única de mar aberto da Cidade Patrimônio, onde surfistas costumavam praticar o esporte antes da sujeira se instalar. Manchada pela poluição há muito tempo, o próprio secretário admitiu que a localidade não recebia serviços de limpeza profunda há quase dez anos. Segundo Manoel Sátiro, o motivo seria a violência do trecho.

Sátiro declarou, ainda, que a secretaria vai acatar todas as medidas exigidas pelo MPPE dentro do prazo de 30 dias. Os principais itens presentes no documento são a limpeza imediata da praia, o envio de um relatório do trabalho realizado, a intensificação do serviço em períodos de chuva e a elaboração de um plano de fiscalização e limpeza para o local. "Ainda há medidas que precisam ser tomadas. Caso não sejam, o Ministério Público pode entrar com uma ação na Justiça", explicou a promotora de Justiça de Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo de Olinda, Belize Câmara, responsável pelo caso.

Moradores de bairros próximos dizem estar receosos com as promessas da prefeitura. O marceneiro Wellington de Oliveira, por exemplo, criticou a operação. "Ainda há muita sujeira. Limparam apenas parte da praia. O lado próximo ao Recife foi esquecido", sentenciou.

Últimas notícias