Patrimônio

Igreja de São Pedro, em Olinda, é interditada pela Defesa Civil

As missas serão repassadas para a Igreja Nossa Senhora do Amparo

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 17/09/2015 às 16:40
Foto: Wellington Dantas/SJCC
As missas serão repassadas para a Igreja Nossa Senhora do Amparo - FOTO: Foto: Wellington Dantas/SJCC
Leitura:

A Igreja de São Pedro Mártir de Verona, localizada no bairro do Carmo, em Olinda, foi interditada por tempo indeterminado nesta quinta-feira (17). Em vistoria, a Defesa Civil encontrou problemas estruturais e elétricos e, por isso, decidiu pela intervenção.

A Igreja de São Pedro teve o projeto de restauro aprovado em 2012 pela Lei Rouanet, mas a verba de mais de R$ 1 milhão ainda não foi repassada pelo Governo Federal. As missas dominicais vão ser transferidas para a Igreja Nossa Senhora do Amparo, também em Olinda. 

SEMINÁRIO DE OLINDA - Em maio deste ano, a Igreja e o Seminário Nossa Senhora da Graça, mais conhecido como Seminário de Olinda, no Sítio Histórico, foram interditados também com problemas estruturais. O piso da igreja está com deformações no trecho central. Além disso, o assoalho do primeiro andar do seminário está com cupins.

No térreo, um jardim de inverno está provocando infiltrações e trincando o piso do terraço, ao redor dos quartos. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) acompanhou a interdição na época. Os danos encontrados se enquadram no grau 4 da escala de risco definida pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), configurando grande perigo para os frequentadores do local.

Últimas notícias