MEIO AMBIENTE

Parque Dois Irmãos é alvo de denúncia de maus-tratos

Zoológico está sendo investigado pelo Ministério Público

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 24/09/2015 às 6:55
Fernando da Hora/JC Imagem
Zoológico está sendo investigado pelo Ministério Público - FOTO: Fernando da Hora/JC Imagem
Leitura:

Possíveis maus-tratos a animais e condições precárias de instalação e de higiene podem resultar em uma ação criminal contra o governo do Estado, nas figuras dos gestores da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e do Parque Estadual Dois Irmãos, na Zona Norte da cidade. O coordenador do Centro de Apoio Operacional (Caop) de Meio Ambiente no Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Ricardo Coelho, solicitou, na última semana, um diagnóstico da situação da unidade, que deve ser concluído no prazo de 30 dias. O documento deverá embasar a ação contra o Estado.

O promotor também solicitou a abertura de um inquérito policial para apurar as denúncias de maus tratos aos animais do zoológico. “Muitas jaulas são pequenas demais para acomodar determinadas espécies. Além disso, são sujas e quentes. Tivemos notícias de animais que morreram de depressão, provavelmente por estarem sujeitos a condições desfavoráveis”, explica Coelho.

Segundo o promotor, a estrutura do parque, de uma forma geral, deixa a desejar aos animais e aos visitantes. “Chegamos a presenciar canos de PVC sendo colocados para fazer as vezes de grades. As lanchonetes não obedecem aos padrões de higiene exigidos para um zoológico”. Ricardo Coelho afirma ainda que o valor cobrado pelo ingresso no Parque (R$ 2) vai para o governo do Estado sem necessariamente retornar em forma de melhorias para o local. Ele também cobra a instalação de um hospital veterinário para atender aos animais que eventualmente fiquem doentes.

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente informa que já deu início às obras de reestruturação do Parque Estadual de Dois Irmãos. Orçado em R$ 9,6 milhões, o serviço contempla a construção dos novos setores de quarentena, biologia e laboratório, além do setor de veterinária, clínica médica-veterinária e necropsia, nutrição e biotério. Também será feita a modernização do museu do parque e a construção da nova sed administrativa da unidade. A licitação já foi homologada, faltando apenas a assinatura da ordem de serviço, o que deve acontecer nos próximos dias.

A administração do parque espera que ainda este ano o novo setor de quarentena esteja em funcionamento, e as obras da clínica médica-veterinária sejam iniciadas.

A unidade informa ainda que o novo serpentário, mais amplo e com maior visibilidade para os visitantes, já foi inaugurado. Entre outras ações, estão previstas para o final do mês a recuperação do local destinado aos tamanduás-bandeira, a qualificação de um habitat para a camela e reforço nas estruturas metálicas dos habitais dos primatas. Esta última, uma das reclamações do MPPE.

Últimas notícias