Mobilidade

Nova ciclofaixa será inaugurada na Zona Oeste do Recife

Equipamento, com 1,1 quilômetro, será liberado segunda-feira

Roberta Soares
Cadastrado por
Roberta Soares
Publicado em 19/12/2015 às 8:00
Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
Equipamento, com 1,1 quilômetro, será liberado segunda-feira - FOTO: Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
Leitura:

A extensão é pequena, mas representa um novo passo para a ampliação da primeira rota ciclável da Zona Oeste do Recife, interligada, com conexões, como sonha todo ciclista. Segunda-feira, a prefeitura inaugura 1,1 quilômetro de ciclofaixa na Avenida Inácio Monteiro e na Rua Joaquim Xavier de Brito, no Cordeiro. O equipamento, que já vem sendo bem utilizado pelos ciclistas na região, permite a conexão com outras duas ciclofaixas existentes: a do Cavouco e a Antônio Curado, no bairro do Engenho do Meio.

Na Avenida Inácio Monteiro, a ciclofaixa começa a partir da Rua Doutor Miguel Vieira Ferreira, bidirecional e sempre à direita da via, seguindo contínua até a Rua Joaquim Xavier de Brito. A partir daí, ela passa para o canteiro central da rua, aproveitando as palmeiras que conseguem oferecer um pouco de sombreamento a quem pedala.

A rota se interliga com a Ciclofaixa do Canal do Cavouco e, posteriormente, com a Ciclofaixa da Antônio Curado, no Engenho do Meio, esta última inaugurada há um mês pela CTTU. Somando todas as pequenas rotas da área, a conexão terá 17,2 quilômetros e permitirá a ligação da Zona Oeste com a Zona Sul da cidade, cortando nove bairros: Engenho do Meio, Iputinga, Cordeiro, Torrões, San Martin, Mangueira, Mustardinha, Afogados e Imbiribeira.

“A extensão é pequena, sabemos, mas atende à nossa meta: queremos fazer rotas interligadas, com sentido, não ciclofaixas soltas, que não se interligam. Esse trecho que iremos inaugurar se junta aos 3,2 quilômetros das Ruas Antônio Curado e Gaspar Perez, que se somam ao Cavouco e à Ciclofaixa Tiradentes, que permite a ligação com o equipamento da Arquiteto Luiz Nunes. Ou seja, ligamos a Zona Oeste à Zona Sul”, argumenta a presidente da CTTU, Taciana Ferreira. Futuramente, ainda sem data certa, a Ciclofaixa da Inácio Monteiro e da Rua Joaquim Xavier de Brito se interligará com a Avenida do Forte, que integra a Ciclofaixa Tiradentes.

A rota que interliga a Zona Oeste à Zona Sul totaliza 17,2 quilômetros. A ciclofaixa do Engenho do Meio começa na Rua José dos Santos, segue pela Rua Antônio Curado e Rua Mauriceia até a BR-101 (altura do Hospital das Clínicas, na Cidade Universitária). A partir da Rua Mauriceia sai outra ramificação do equipamento até a Avenida Caxangá, pela Rua Gaspar Perez. Cada quilômetro do equipamento custa, em média, R$ 30 mil.

ZONA SUL

A CTTU começou a sinalizar a Ciclofaixa da Avenida General Mac Arthur, entre os bairros de Boa Viagem e da Imbiribeira. O equipamento terá 1,4 quilômetro de extensão e se conectará com os 5 quilômetros da ciclovia da Via Mangue. O novo trecho seria inaugurado depois da conclusão da pista leste do corredor viário, previsto inicialmente para dezembro e adiado para janeiro, mas a CTTU decidiu iniciar a pintura.

Últimas notícias