RELIGIÃO

Festa de Frei Damião deve reunir milhares de fiéis neste fim de semana

Convento de São Félix de Cantalice, no Pina, Zona Sul do Recife, terá missas, confissões e vigílias

Margarida Azevedo
Cadastrado por
Margarida Azevedo
Publicado em 28/05/2016 às 9:59
Foto: Guga Matos / JC Imagem
Convento de São Félix de Cantalice, no Pina, Zona Sul do Recife, terá missas, confissões e vigílias - FOTO: Foto: Guga Matos / JC Imagem
Leitura:

Setenta mil católicos, muitos vindos do interior de Pernambuco e de outros Estados nordestinos, devem participar, hoje e amanhã, da 18ª edição da Festa de Frei Damião, no Convento de São Félix de Cantalice, no Pina, Zona Sul do Recife. Haverá missas, vigílias, bênçãos, confissões e apresentações culturais para lembrar o religioso, também conhecido como Apóstolo da Misericórdia, falecido 19 anos atrás.

Para monitorar a circulação de veículos no entorno do convento, a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) destacou 160 agentes de trânsito que atuam desde quinta-feira, quando começou a festa. Todas as vias de acesso ao santuário estão sendo monitoradas. Motoristas devem ficar atentos porque haverá punição para quem estacionar em local proibido. Os 200 ônibus que trarão peregrinos do interior ficarão estacionados no antigo Aeroclube de Pernambuco.

Segundo o guardião do convento, frei Cláudio Simões, duas imagens peregrinas vão chegar hoje, vindas de Juazeiro do Norte (CE): Nossa Senhora das Dores e Padre Cícero. Ambas ficarão permanentemente na capela após a festa. Neste sábado serão celebradas duas missas, às 6h e às 17h.

Amanhã, dia mais aguardado da festa, haverá seis missas (4h, 6h, 7h, 7h30, 10h e 14h). O arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, preside a celebração das 10h. “Cada pessoa pode construir seu caminho de santidade vivendo o Evangelho em suas atitudes diárias, na doação ao outro”, comentou o arcebispo, lembrando que frei Damião realizava missões e acolhia a todos que o procuravam, sobretudo os mais necessitados.

Últimas notícias