SEGURANÇA

Mulheres vítimas de violência recebem botão do pânico em Jaboatão

Inicialmente, serão entregues 50 botões de pânico às mulheres sob medida protetiva de urgência

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 26/08/2016 às 11:25
Foto: Guilherme Bertouline/JC
Inicialmente, serão entregues 50 botões de pânico às mulheres sob medida protetiva de urgência - FOTO: Foto: Guilherme Bertouline/JC
Leitura:

O programa Botão do Pânico, iniciativa do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), em parceria com a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, foi lançado na manhã desta sexta-feira (26). O dispositivo permite que mulheres sob medida protetiva de urgência acionem a polícia por celular contra seus agressores, caso eles transgridam a determinação de afastamento.

Inicialmente, serão entregues 50 botões de pânico às mulheres sob medida protetiva de urgência. A seleção das beneficiadas  foi feita pela equipe psicossocial da Vara da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Jaboatão (VVDFM), embasada no perfil da vítima e no histórico de violência doméstica. 

De acordo com a juíza da Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Jaboatão, Andréa Cartaxo, o dispositivo permite captação ambiental e possibilita o registro de imagem do agressor. "Os registros da violência podem ser utilizados inclusive como prova judicial posteriormente", explicou.

Jaboatão dos Guararapes é a primeira cidade do Nordeste a implantar o sistema. A ação foi lançada no Brasil pela Prefeitura de Vitória, no Espírito Santo, em 2012.

UTILIZAÇÃO

A metodologia para a utilização do dispositivo foi repassada por meio de um treinamento promovido pela Secretaria Executiva da Mulher, na terça-feira (23. Participaram da capacitação, profissionais da Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, Polícia Militar, Guarda Municipal e Delegacia da Mulher.

A equipe técnica foi treinada para cadastrar as mulheres que receberão o botão do pânico e acessar o sistema para realizar o download dos áudios gerados por cada ocorrência. A juíza terá acesso aos áudios e as imagens, podendo gravá-las em mídia.

 

Últimas notícias